Como não se perder em nenhum aeroporto do mundo

Antes de qualquer viagem, costumo entrar no Google Maps para já ir me localizando e vendo o que tem perto do hotel e onde estão as principais atrações da cidade. Mas você sabia que dá para fazer o mesmo em relação aos aeroportos e, melhor ainda, que é possível ‘caminhar’ dentro deles com o Street View?

A ferramenta acaba sendo útil por diferentes motivos: dá para saber como anda o trânsito na região do aeroporto em tempo real, tem como ver onde estão os estacionamentos mais próximos (caso você não queira deixar o carro no estacionamento oficial) e também conseguimos ver a dimensão do aeroporto em si, com os números do portão de embarque e até a localização de algumas lojas, salas VIP e restaurantes.

Por dentro do aeroporto

Você tem a noção do tamanho do Aeroporto de Guarulhos? Pelo Google Maps, fica mais fácil ter uma ideia de quão grande é o seu espaço.

Na imagem abaixo, podemos visualizar melhor todo o aeroporto, com o Terminal 2 mais à esquerda e o Terminal 3 (de onde saem os principais voos internacionais) à direita. Detalhe para alguns estabelecimentos marcados – o que facilita se você já está procurando por eles.

Se dermos um zoom, até o número dos portões aparecem. No caso, essa é a área de embarque do Terminal 2.

De Guarulhos, vamos para um dos principais aeroportos dos Estados Unidos, o JFK, em Nova York. Repara que conseguimos visualizar até onde estão as principais lojas e lanchonetes do local (e fiquei até com vontade de comer um lanche no Shake Shack 😋).

Outra funcionalidade legal é acompanhar os comentários dos viajantes na página, pois são relatos reais e sempre encontramos alguma dica que pode ajudar.

Street View

Ao usar o Google Maps, também não podemos nos esquecer de todas as suas funcionalidades, como o Street View. Em Guarulhos, por exemplo, dá pra ver certinho onde está um dos seus estacionamentos.

Mas o que mais me chamou a atenção mesmo foi que conseguimos ‘caminhar’ por dentro do aeroporto e até ver como são as salas VIP ou os terminais. O único problema nesse caso é que há muitas imagens e fotos antigas, mas já conseguimos ter uma noção desses lugares e onde eles se encontram nos aeroportos.

Conferindo o trânsito

Outra boa funcionalidade do Google Maps é conferir como anda o trânsito na região. Em cidades como São Paulo, por exemplo, é quase uma obrigação dar uma checada antes de pegar o carro para o aeroporto – dependendo do dia e horário, o passageiro vai ter que sair um pouco antes de casa para não correr o risco de perder o voo.

No mapa do Aeroporto de Congonhas, por exemplo, as faixas vermelhas indicam uma lentidão, enquanto na verde o trânsito corre bem. Mas, para ter uma noção mais exata, você pode ir em ‘rotas’, colocar a origem e destino e assim descobrir a distância e tempo estimados de viagem.

Outra ferramenta

O Open Airport Maps é um site de mapas que mostra as informações de aeroportos do mundo todo. Assim como o Google Maps, também conseguimos ver as ruas da região e a numeração dos portões de embarque, mas ele traz alguns dados extras, como o número de pistas de cada aeroporto e o seu tamanho.

Em Guarulhos, vemos que duas pistas estão disponíveis para voos, uma com 3.700 metros de extensão e outra com 3 mil metros.

Dando um zoom na imagem, já podemos visualizar todos os portões de embarque nos terminais 2 e 3.

Muito menor que o Aeroporto de Guarulhos, o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, também tem duas pistas, com 1.323 metros e 1.260 metros cada uma.

Já o JFK, em Nova York, conta com quatro pistas para pousos e decolagens. Entre os dados mostrados, estão também a data de abertura do aeroporto, o site oficial e alguns números de passageiros que passaram pelo local.

Você já conhecia todas essas ferramentas e costuma usar em suas viagens? Na próxima vez que for viajar, entre nesses sites antes para conhecer melhor os aeroportos de saída e chegada dos seus voos. E não se esqueça também de garantir os melhores preços de passagens aéreas aqui!

Fonte: Melhores Destinos