Comunidade: Bairro do Queens, NY, abrirá mais um centro de ajuda para requerentes de asilo

O prefeito da cidade de New York, Eric Adams, anunciou na quarta-feira que a cidade abrirá em breve um sétimo Centro de Resposta e Ajuda Humanitária de Emergência no hotel Wingate by Wyndham em Long Island City, Queens, para lidar temporariamente com o fluxo contínuo de requerentes de asilo que chegam à cidade.

Com um número estimado de requerentes de asilo que chegaram à cidade desde a primavera passada superior a 45.600, este centro de ajuda humanitária vai criar 144 quartos para ajudar as famílias com crianças e oferecer-lhes uma gama de serviços, além de garantir que eles possam chegar seu destino final, se não for a cidade de New York.

“A cidade de New York atende mais requerentes de asilo do que qualquer outra cidade dos Estados Unidos”, disse o prefeito Adams. “Como o número de requerentes de asilo que passaram pelo nosso processo de admissão nos últimos 10 meses ultrapassou o número total de pessoas que estavam no sistema de abrigo da cidade quando assumi o cargo, fica claro que a cidade precisa urgentemente de mais apoio de nossos parceiros federais. Continuamos a oferecer ajuda aos requerentes de asilo que chegam do que qualquer outra cidade do país, tratando as pessoas com cuidado e compaixão, e este sétimo centro de ajuda humanitária nos ajudará a continuar esse trabalho”.

Desde o início desta crise humanitária, a cidade tomou medidas rápidas e urgentes, gerindo a chegada de um número crescente de requerentes de asilo que chegam à cidade praticamente sem coordenação por parte dos Estados de origem, abrindo 85 hotéis como abrigos de emergência e seis outros serviços humanitários projetos de ajuda já existentes, criando centros de navegação para conectar requerentes de asilo com recursos críticos, matriculando crianças em escolas públicas por meio do Projeto Open Arms, organizando grupos sem fins lucrativos para fornecer suporte adicional e muito mais.

Fonte: Brazilian Press