Condado de Los Angeles irá indenizar imigrantes mantidos presos além do tempo legal

O condado de Los Angeles (CA) concordou em pagar $14 milhões como resultado de uma ação coletiva movida por advogados de imigração com o intuito de indenizar cerca de 18,5 mil imigrantes que ficaram detidos além do tempo legal pelo Sheriff’s Department of LA.

A ação foi apresentada pela primeira vez em outubro de 2012 pela American Civil Liberties Union (ACLU) of Southern California, durante a gestão do ex-xerife Lee Baca Roy.  Mas só em 2018 um juiz federal decidiu que as detenções eram inconstitucionais.

A ACLU argumentou que, além de negar a fiança a alguns imigrantes, o Sheriff’s Department of LA os manteve detidos mesma após um juiz ordenar que fossem libertados.

O caso veio à tona quando Duncan Roy, um cineasta britânico que vive em LA, passou três meses preso em consequência do que ele chamou de “um incidente doméstico”. 

À época, Roy disse que mesmo tendo recursos financeiros, dois advogados trabalhando no seu caso e estar lutando contra um câncer, não conseguiu sair da prisão. Ele informou que seus advogados questionaram várias vezes porque ele estava sendo mantido preso, mesmo com todos os processos que garantem sua soltura apresentados, e a concordância em pagar uma fiança no valor de $35 mil.

A reposta obtida pelos advogados do cineasta foi de que o xerife estaria “cumprindo um acordo com o ICE”. 

O pagamento da indenização foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Supervisores do condado na terça-feira (13), mas ainda precisa ser aprovado pelo juiz que supervisiona o caso.

Caso seja aprovado, os imigrantes poderão receber entre $ 250 e $ 25 mil, dependendo de quanto tempo estiveram detidos ilegalmente.

Qualquer dinheiro restante será utilizado em programas de assistência jurídica a pessoas carentes no condado de L.A.

The post Condado de Los Angeles irá indenizar imigrantes mantidos presos além do tempo legal first appeared on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA