Conheça as 50 melhores vinícolas do mundo em 2022 – 10 delas ficam na América do Sul!

Ranking dos bons aos apreciadores de vinho! A World’s Best Vineyards Academy, instituição criada para eleger as melhores vinícolas do mundo para se visitar, divulgou o resultado de 2022. Dentre os 50 premiados, 10 deles ficam na América do Sul! Os vencedores foram selecionados por especialistas em viagens e vinhos.

É importante dizer que o prêmio não se baseia somente na qualidade dos vinhos produzidos, mas também na experiência de visitar a vinícola e seus atrativos, por isso, revela lugares interessantes para conhecer. A vantagem desta edição é que várias vinícolas premiadas ficam perto do Brasil, para quem gosta de roteiros de enoturismo. Vamos lá?

1º – Antinori nel Chianti Classico (Itália)

Ganhou o título de Melhor Vinícola do Mundo de 2022 a italiana Antinori nel Chianti Classico. Seus vinhos, produzidos desde 1385, contam com tradição e modernidade. Com seis séculos e 26 gerações na bagagem, a família Antinori inaugurou a vinícola em 2012.

Atualmente, os Antinori contam com nove propriedades nas regiões da Úmbria e Toscana, além de outras duas fora da Itália. A vinícola vencedora é localizada na comuna San Casciano in Val di Pesa. Com uma arquitetura surpreendente, a vinícola também é um lugar considerado referência em sustentabilidade e inovação.

A vinícola oferece várias experiências em suas instalações, incluindo um restaurante no terraço. As degustações acontecem em uma cápsula de vidro suspensa sobre os barris da adega. Veja mais nesta página.

2º – Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal (Espanha)

O segundo lugar do ranking ficou para a espanhola Bodega de Los Herederos del Marqués de Riscal, em Rioja. A própria arquitetura do lugar é um atrativo à parte. Projeto pelo renomado arquiteto canadense Frank Gehry, o novo prédio da vinícola também é um hotel e restaurante com estrela Michelin.

Enquanto o edifício mais novo se destaca pela modernidade, o lugar também faz questão de manter a história viva, com a bodega original, construída na década de 1860, onde foram produzidos os primeiros vinhos de Rioja. Os vinhedos podem ser conhecidos a pé, de bicicleta ou a cavalo. As reservas devem ser feitas pela internet.

3º – Montes (Chile)

A América do Sul pode não ter ficado com a primeira colocação nesta edição de 2022, mas se destacou com 10 vinícolas no ranking – cinco do Chile, quatro da Argentina e uma do Uruguai.

Representando muito bem a América do Sul, a vinícola Montes, do Chile, garantiu o terceiro lugar. Localizada no Vale do Colchagua, a vinícola teve sua construção influenciada pela harmonia do Feng Shui, para que as boas energias fossem canalizadas na produção do vinho. O lugar conta com o restaurante Fuegos de Apalta, e os visitantes podem fazer tours e caminhadas pela região.

4º – VIK (Chile)

Na quarta posição aparece a também chilena VIK. Este empreendimento conta com a vinícola, um hotel, spa com tratamentos à base de vinho e três restaurantes, no Vale do Cachapoal. Além de bons vinhos, os visitantes podem aproveitar da bela paisagem da região, com lago e vales. Saiba mais sobre o lugar aqui.

5º – Schloss Johannisberg (Alemanha)

É em um palácio neoclássico do século XVIII, na Alemanha, que se encontra a vinícola premiada na quinta posição: Schloss Johannisberg. O passeio oferecido no local conta com visita guiada, almoço, degustações e eventos culturais. Veja aqui.

6º – González Byass – Bodegas Tio Pepe (Espanha)

Localizada em Jerez de la Frontera, em Andaluzia, a Bodegas Tio Pepe foi criada em 1841. Nela é possível explorar incríveis adegas, com mais de cem anos, onde os melhores vinhos de Jerez e aguardentes são envelhecidos. No local é possível fazer tours com degustações de vinho e harmonização.

7º – Robert Mondavi Winery (Estados Unidos)

Como pode ver, até a sexta colocação estiveram vinícolas da Europa e América do Sul. A única dos Estados Unidos a aparecer no top 10 é a Adega Robert Mondavi.

Na vinícola Robert Mondavi o visitante tem a oportunidade de degustar vinhos enquanto aprecia, em um pátio, a bela vista para as montanhas de Mayacamas. A vinícola americana fica ao lado de um dos vinhedos mais famosos da Califórnia, To Kalon.

Já se imaginou degustando vinhos pelo mundo? Então fique de olho nos nossos alertas de promoções de passagens aéreas! Baixe já o app do Melhores Destinos.

8º – Quinta do Crasto (Portugal)

A vinícola Quinta do Crasto fica no alto do Vale do Douro, em Portugal, e o angulo privilegiado oferece uma paisagem surpreendente a quem a visita. Projetada pelo arquiteto premiado Eduardo Souto de Moura, os visitantes aproveitam dos vinhos e da vista sobre esta região considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.

9º – Catena Zapata (Argentina)

Inspirada nos templos maias, a adega argentina em forma de pirâmide é uma atração à parte. A propriedade em Mendonza oferece três tipos de passeios, que devem ser reservados. A vinícola foi fundada em 1902 e, atualmente, conta com o Catena Institute of Wine, que tem parceria com universidades do mundo todo e ajuda na produção de outras vinícolas argentinas.

10º – Bodega Garzón (Uruguai)

O décimo colocado do ranking fica em Maldonado, no Uruguai. A Bodega Garzón foi inaugurada apenas em 2016, mas já tem se destacado entre os vinhos uruguaios. Construída em alguns dos solos mais antigos do mundo, a propriedade foi levantada de forma sustentável e seu terreno ainda conta com florestas nativas. No local, é possível jantar, fazer caminhadas, piqueniques, passeios a cavalo ou a balão.

Veja as demais vinícolas premiadas:

11. Ferrari Trento (Itália)
12. Champagne Billecart-Salmon (França)
13. Château Smith Haut Lafitte (França)
14. Weingut Dr Loosen (Alemanha)
15. Champagne Taittinger (França)
16. Soalheiro (Portugal)
17. Trapiche (Argentina)
18. Clos Apalta (Chile)
19. Quinta da Aveleda (Portugal)
20. Domäne Wachau (Áustria)
21. El Enemigo Wines (Argentina)
22. Château Mouton Rothschild (França)
23. Château d’Yquem (França)
24. Opus One Winery (Estados Unidos)
25. Bodegas Salentein (Argentina)
26. Château Pape Clément (França)
27. Château Pichon Baron (França)
28. Quinta do Infantado (Portugal)
29. Abadía Retuerta (Espanha)
30. Viña Casas del Bosque (Chile)
31. Quinta da Pacheca (Portugal)
32. Viu Manent (Chile)
33. Maison Ruinart (França)
34. Pacs del Penedès – Familia Torres (Espanha)
35. Château Haut-Brion (França)
36. Henschke (Austrália)
37. Quinta do Bomfim (Portugal)
38. Creation (África do Sul)
39. Klein Constantia Winery (África do Sul)
40. Estate Argyros (Grécia)
41. Craggy Range (Nova Zelândia)
42. Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (Portugal)
43. Chateau de Berne (França)
44. Bodegas Vivanco (Espanha)
45. Donnafugata (Itália)
46. Jordan Vineyard & Winery (Estados Unidos)
47. Tokara Winery (África do Sul)
48. Quinta do Noval (Portugal)
49. Magill Estate (Austrália)
50. Schloss Gobelsburg (Áustria)

Mais detalhes sobre o prêmio e as vinícolas escolhidas podem ser vistos na página oficial.


E aí, gostou da seleção e indicações? Já se imagina passeando e degustando em uma dessas vinícolas? Conta pra gente nos comentários.

Fonte: Melhores Destinos