Consulado em Miami abre inscrições para a II Olimpíada de Português

Já estão abertas as inscrições para a II Olimpíadas de Português, concurso cultural promovido pelo Consulado-Geral do Brasil em Miami para incentivar o aprendizado da língua e a produção literária em português entre as crianças brasileiras e filhas de brasileiros residentes na Flórida. São duas categorias de participantes: Elementary (3a à 5a série) e Middle School (6a à 8a série). Crianças de todas as nacionalidades também podem participar, desde que escrevam em português.

As Olimpíadas de Português são uma realização do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) e com as embaixadas e consulados brasileiros ao redor do mundo. Em 2022, as Olimpíadas irão ocorrer em 20 cidades, de 15 diferentes países, e cada cidade terá seus próprios vencedores.

As provas das Olimpíadas de Português como Língua de Herança ocorrerão em duas etapas. A primeira etapa será composta por uma prova de múltipla escolha, com temas relacionados à língua portuguesa (vocabulário, gramática e interpretação de texto). Os alunos que obtiverem a pontuação mínima de 65 pontos serão classificados para a segunda etapa, que consistirá em uma prova de redação.

As provas de primeira etapa serão aplicadas presencialmente, nas escolas participantes, ou na modalidade online, via plataforma Zoom. Já a segunda fase será apenas online.

O período de inscrição começou no dia 16 de fevereiro e vai até 2 de março. Além de um prêmio especial oferecido pelo banco BB Americas, os vencedores terão seus trabalhos publicados no AcheiUSA e nas mídias do Consulado.

Confira aqui o regulamento do concurso, formulários de inscrição e outras informações.

Fonte: AcheiUSA