Copa São Paulo de Futebol Junior chega à fase decisiva

Três clubes paulistas e um mineiro são os semifinalistas da Copa São Paulo de Futebol Junior, ou Copinha como é mais conhecida a tradicional competição promovida pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para divulgar os novos talentos que estão surgindo no futebol brasileiro.

Disputada desde 1969, o Corinthians é o maior ganhador do torneio, com dez títulos. Curiosamente, nenhum atleta de base do Timão ganhou notoriedade no mundo do futebol. A maior frustração foi Lulinha, artilheiro revelado nas categorias de base do Corinthians e artilheiro com 12 gols da Seleção Brasileira que ganhou o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de 2007.

Lulinha subiu para o profissional do Corinthians com apenas 17 anos, como o maior artilheiro das categorias de base do clube, com 297 gols. Depois da boa atuação pela Seleção Brasileira Sub-17, com 16 gols em 16 jogos, logo recebeu sondagens do Chelsea e do Barcelona, e então, renovou seu contrato com o Corinthians, agora aumentando sua multa rescisória, que era de $5 milhões, para $50 milhões. Lulinha na época, chegara com status de que iria salvar o Corinthians do rebaixamento e que iria livrar o time da grande crise que sofria. Mesmo com boas atuações, o Corinthians acabou sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, vivendo o pior momento de toda a sua história. Depois sucumbiu e hoje, aos 31 anos, está sem clube depois de perambular pelo mundo sem grande brilho.

Craques revelados na Copinha

Dá até para fazer uma (boa) seleção com jogadores que se revelaram na Copinha e depois fizeram sucesso no futebol. Aqui está a relação, com os clubes em que atuavam e as edições em que foram destaque:

Rogério Ceni, goleiro. Jogou a Copa SP em 1993 pelo São Paulo; Cafu, lateral-direito. Jogou a Copa SP em 1988 pelo São Paulo; Dener, meia/atacante. Jogou a Copa SP em 1991 pela Portuguesa; Falcão, volante. Jogou a Copa SP em 1972 pelo Internacional; Casagrande, centroavante. Jogou a Copa SP em 1980 pelo Corinthians; Raí, meia. Jogou a Copa SP em 1985 pelo Botafogo (SP); Robinho, atacante. Jogou a Copa SP em 2002 pelo Santos; Edinho, zagueiro e lateral-esquerdo. Jogou a Copa SP em 1973 pelo Fluminense; Toninho Cerezo, volante. Jogou a Copa SP 1972 pelo Atlético Mineiro; Polozzi, zagueiro. Jogou a Copa SP em 1975 pela Ponte Preta; Júnior Baiano, zagueiro. Jogou a Copa SP em 1990 pelo Flamengo; Gabriel Jesus, atacante. Jogou a Copa SP em 2014 pelo Palmeiras.

Robinho, uma dessas revelações, infelizmente se perdeu. Depois de ter jogado em grandes equipes do Brasil e do Exterior e integrado a Seleção Brasileira, o atleta participou de um estupro coletivo em uma boate em Milão, na Itália. Ele e outros “parças” estupraram uma jovem albanesa que, na época, tinha 23 anos. Após uma série de julgamentos, o ex-craque foi condenado a nove anos de prisão em regime fechado pela Justiça italiana.

Robinho trocou a idolatria dos torcedores pela rejeição em razão de uma atitude reprovável (Foto: Brazilian.report)
Robinho trocou a idolatria dos torcedores pela rejeição em razão de uma atitude reprovável
(Foto: Brazilian.report)

Como está vivendo no Brasil, cuja constituição impede a extradição de um dos seus nativos, ele não deverá cumprir a pena. Entretanto, um acordo entre os dois países contempla a possibilidade de ele cumprir a pena em território brasileiro – algo que será decidido no Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, ele terá sua liberdade de viajar bastante restrita, porque a ordem de prisão emitida pela Justiça italiana estende-se aos demais países da Comunidade Europeia e outras dezenas de nações que assinaram tratados similares.

Os novos craques desta edição

A edição atual terá como finalistas Santos x América-MG, que jogam na sexta-feira (21) no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, e São Paulo x Palmeiras, que se enfrentam no sábado (22) na Arena Barueri. Os vencedores fazem a grande final, marcada para o dia 25 de janeiro – data de aniversário da cidade de São Paulo.

As maiores atenções estão voltadas para o Choque-Rei entre Palmeiras e São Paulo, duas das melhores equipes da competição. O Tricolor paulista tem a vantagem de atuar com a torcida a seu favor, por ter obtido 100% de aproveitamento, enquanto o Verdão teve um empate com o Água Santa na fase de grupos. 

Como a FPF proíbe torcedores rivais dos grandes clubes paulistas no mesmo estádio, em razão dos confrontos protagonizados pelas torcidas organizadas, o time do Morumbi será o mandante, e pode inclusive cobrar ingressos do público, que não poderá ser maior do que 70% do estádio, por determinação do governo paulista, em função do controle sanitário para diminuir o contágio da covid-19.

Alguns garotos despontaram como futuros craques e podem reforçar suas equipes no futuro. Entre eles estão Davi e Jhonny, atacantes do Fluminense; Estevão, meio-campista do Internacional; Kauan, atacante do Aliança-AL; Paulinho, atacante do Sport; Caio, atacante do São Paulo; Marcos Dias, meio-campista e Figueiredo, atacante do Vasco da Gama; Giovane e Endrick, atacantes do Palmeiras.

Endrick, aliás, é considerado uma das maiores revelações do futebol brasileiro nos últimos tempos. O menino tem cinco gols marcados, atuando em poucos jogos, mas demonstrando uma habilidade incomum para um jogador de apenas 15 anos de idade. Ele é tão novo que ainda nem pode jogar como profissional, e deverá assinar seu primeiro contrato com o clube paulista apenas em julho deste ano, quando completará 16 anos.

Palmeiras é eleito melhor clube do mundo em ranking da IFFHS

Parece que cada vez mais esse atual elenco do Palmeiras, ao lado da comissão técnica de Abel Ferreira, vai fazendo história pelo clube. Nesta quinta-feira (20), a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) divulgou seu ranking anual de times e colocou o time alviverde como o melhor do mundo em 2021, feito inédito para um brasileiro.

Segundo a IFFHS, o Palmeiras terminou 2021 com 322 pontos, acumulados em competições reconhecidas pela Fifa, nacionais e internacionais. Cada vitória na Libertadores, por exemplo, soma 14 pontos, no Brasileirão e na Copa do Brasil, são adicionados quatro pontos. São levados em conta todos os jogos desse nível disputados em 2021. Entre os dez primeiros colocados, estão quatro equipes brasileiras.

Com o feito, o Verdão tornou-se o 16º vencedor do ranking de clubes da IFFHS. Barcelona (5), Real Madrid (4) e Liverpool (3) lideram a lista. Agora, o Alviverde se juntou a Roma, Ajax, PSG, Valencia, Atlético de Madrid e Atlético Club Nacional.

Confira o Top 10 do ranking da IFFHS em 2021

01) Palmeiras-BRA – 322 pontos

02) Atlético-MG-BRA – 313 pontos

03) Manchester City-ING – 300 pontos

04) Chelsea-ING – 289 pontos

05) Flamengo-BRA – 289 pontos

06) Dínamo Zagreb-CRO – 282 pontos

07) Bayern de Munique-ALE – 271 pontos

08) Real Madrid-ESP – 262 pontos

09) Ajax-HOL – 261 pontos

10) Athletico-PR-BRA – 252 pontos

Definidas as semifinais divisionais da NFL

O mês de janeiro sempre é o mesmo das grandes decisões na NFL (National Football League). Os playoffs começaram com as partidas dos wild card e os vencedores enfrentam agora as equipes classificadas nas melhores posições que ficaram de bye para definir quem serão os finalistas da AFC (American Football Conference) e da NFC (National Football Conference).

Os fãs da NFL têm um final de semana de arrepiar com dois jogos no sábado (22) e dois no domingo (23) nos quais oito equipes ainda brigam pelo Super Bowl. Cincinnati Bengals, Tennessee Titans, Buffalo Bills e Kansas City Chiefs disputam o direito de fazer a final da AFC, enquanto San Francisco 49ers, Green Bay Packers, Tampa Bay Buccaneers e Los Angeles Rams brigam pelo título da NFC.

Partidas e os canais onde serão transmitidas:

Dia Horário Jogo Emissoras
01/22 4:30PM Cincinnati Bengals x Tennessee Titans CBS, Paramount+
01/22 8:15PM San Francisco 49ers x Green Bay Packers Fox, Fox Deportes
01/23 3:00PM Tampa Bay Buccaneers x Los Angeles Rams NBC, Universo
01/23 6:30PM Buffalo Bills x Kansas City Chiefs CBS, Paramount+

O destaque brasileiro na NBA

Brasileiro Felipe Eichenberger foi premiado na NBA (Foto: Nuggets)
Brasileiro Felipe Eichenberger foi premiado na NBA (Foto: Nuggets)

A noite de quarta-feira (19) na NBA foi especial para um brasileiro. Isso porque Felipe Eichenberger recebeu prêmio da liga como melhor trabalho de força e condicionamento na temporada passada como preparador físico do Denver Nuggets. 

Natural de Ribeirão Preto, São Paulo, Felipe Eichenberger se mudou para os Estados Unidos para jogar basquete universitário. No início teve várias propostas de universidades, mas com o tempo viu que não tinha o nível exigido pela NBA. Ao mesmo tempo se apaixonou pela preparação física e começou a trabalhar como personal trainer em uma academia frequentada por atletas da liga em Las Vegas.

Dez mil rebotes

LeBron James registrou seu rebote de número dez mil na derrota de 111 a 104 do Los Angeles Lakers para o Indiana Pacers. Ele é apenas o 42º atleta da NBA a atingir a marca, juntando-se a Dwight Howard e De Andre Jordan como os únicos jogadores “ativos” com este número. Com o feito ele tornou-se ainda a primeira estrela da liga a atingir 30 mil pontos, 10 mil rebotes e 9 mil assistências.

Fonte: AcheiUSA