Coronavírus: Argentina, Portugal e Espanha fecham fronteiras para turismo

Argentina, Portugal e Espanha são os mais novos países a fechar suas fronteiras como medida emergencial contra o avanço do novo coronavírus (COVID-19). A decisão impactará os turistas já nos próximos dias. Confira abaixo todos os detalhes.

Leia também:

Central de informações na crise do coronavírus: orientações aos viajantes e espaço para tirar dúvidas
Coronavírus: Países com restrição de viagem, fechamento de fronteiras e quarentena obrigatória

🇦🇷 Argentina

“Durante os próximos 15 dias, ninguém estará autorizado a ingressar na Argentina, exceto cidadãos argentinos e estrangeiros residentes”, anunciou o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na noite de 15 de março.

Com 56 casos de coronavírus confirmados, a Argentina também suspendeu aulas e restringirá o transporte público em Buenos Aires.

🇵🇹 Portugal

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, informou hoje o fechamento da fronteira com a Espanha para turistas já a partir de amanhã (16/3). A medida deve se estender até a Páscoa.

Segundo o jornal português Diário de Notícias, a decisão foi tomada em conjunto com o premiê espanhol, Pedro Sánchez, e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza durante uma videoconferência. As regras para a circulação de mercadorias e trabalhadores ainda serão definidas.

🇪🇸 Espanha

As fronteiras espanholas foram fechadas para estrangeiros ou pessoas que não tenham residência permanente na Espanha.

A Espanha já havia anunciado quarentena no sábado (14/3), que deve manter cerca de 47 milhões de pessoas em casa. A partir das 8h de segunda-feira (16/3), todos os moradores da Espanha devem sair de casa apenas para atividades essenciais, como comprar comida ou remédios, ir ao médico e trabalhar.

Viagens mesmo dentro do país só serão permitidas em casos de emergência ou para cuidar de idosos ou crianças. A medida durará 15 dias. O transporte público continua em funcionamento. O governo também reduzirá em 50% os voos a partir da próxima semana.

Outros países a fecharem fronteiras

O Equador foi primeiro país sul-americano a fechar suas fronteiras. Na Europa, Dinamarca, Polônia e Chipre também fecharam as fronteiras para estrangeiros. Países como Alemanha e Peru já sinalizaram o fechamento nos próximos dias.

Outras nações já adotaram medidas semelhantes ou até mais restritivas. Na Itália e na Eslováquia há restrições a mobilidade dentro dos países. República Tcheca e Ucrânia também fecharam as fronteiras para estrangeiros. Na Suíça, somente cidadãos suíços podem cruzar a fronteira com a Itália.

Confira nosso post especial sobre países com restrição de viagem, fechamento de fronteiras e quarentena obrigatória.

E você, foi afetado com o fechamento das fronteiras? Deixe seu comentário!

Fonte: Melhores Destinos