Crise migratória nos EUA: 5 mil haitianos detidos e 2 mil deportados

A crise imigratória na fronteira entre os Estados Unidos e México permanece. Cerca de 12,4 mil imigrantes haitianos, que estavam acampados na cidade de Del Río, no Texas, foram liberados para entrar aos Estados Unidos, enquanto outros cinco mil permanecem detidos pelas autoridades migratórias estadunidenses, 8 mil retornaram voluntariamente ao México e 2 mil foram deportados para o Haiti.

Segundo o secretário de Segurança Nacional dos EUA, Alejandro Mayorkas, a liberação dos mais de 12 mil imigrantes é condicionada, o que significa que suas petições de asilo serão avaliadas e eles ainda correm o risco de ser deportados. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estima que cerca de 40% desse grupo é formado por mulheres e crianças.

Depois de alertar imigrantes a não tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos, Mayorkas ainda criticou os pactos migratórios vigentes. “Estamos trabalhando com um sistema completamente falho. Nunca escutei ninguém dizer que as leis de imigração estão bem estruturadas”, declarou em entrevista ao canal NBC, no último domingo (26). O México anunciou a reabertura da ponte aérea entre os estados de Tapachula, Chiapas, Villahermosa e Tabasco até a capital haitiana Porto Príncipe para trasladar os imigrantes de volta ao seu país, a partir da primeira semana de outubro. O presidente Andrés Manuel López Obrador disse que seu país não se tornará “um acapamento de refugiados” e que são necessários investimentos nos países de origem para diminuir o fluxo migratório.

Os haitianos estavam em um acampamento improvisado embaixo de uma ponte na cidade de Del Río. Há uma semana começaram a cruzar o Rio Bravo para tentar ingressar ao território estadunidense, quando foram açoitados por policiais dos EUA. O Haiti vive uma das maiores crises humanitárias da sua história com o assassinato do presidente Jovenel Moise, em junho, e um terremoto de gravidade 7,2 na escala Richter, que destruiu boa parte do Sul do país, em agosto.

Órgão da ONU pede ao Brasil que receba haitianos acampados na fronteira EUA-México, diz mídia - Sputnik Brasil

Apesar de um acordo entre partidos haitianos ter estabelecido um novo governo provisório até 2023, o país caribenho permanece dividido pela violência de grupos armados. De acordo com a ONU, somente na capital cerca 18 mil pessoas foram desalojadas pelas gangues, deste total, somente 7 mil teriam acesso aos programas humanitários. Segundo a agência de notícias Reuters, um outro grupo com 4 mil imigrantes haitianos atravessa o Panamá tentando chegar aos EUA. Os governos panamenho e colombiano acordaram, em agosto, liberar a passagem de 500 pessoas por dia nas suas fronteiras terrestres. De acordo com o Defensor Público do Panamá, Eduardo Leblanc, cerca de 19 mil imigrantes de distintas nacionalidades permanecem acampados na fronteira colombo-panamenha esperando autorização para seguir viagem. // Fonte: Brasil de Fato.

Fonte: Brazilian Press