Críticos avaliam consequências econômicas de fechamento da fronteira

  • Trump ameaçou fechar a fronteira na última semana para pressionar México a parar a imigração ilegal

fronteiraRepublicanos e a Câmara de Comércio dos EUA protestaram na segunda-feira contra a mais recente ameaça do presidente Donald Trump de fechar a fronteira entre os EUA e o México. Críticos argumentam que a medida prejudicaria a economia do país.

Frustrado pelo influxo de famílias migrantes que chegam da América Central, Trump ampliou sua retórica sobre o fechamento da fronteira, ameaçando que seu governo fechasse os portos se o México não fizesse mais para conter a imigração ilegal.

Mas vários republicanos representando estados fronteiriços pediram cautela. Eles observam que o México foi o terceiro maior parceiro comercial do país no ano passado.

“Eu entendo a frustração do presidente, mas as consequências não intencionais disso, penso eu, seriam ruins para todos”, disse o senador John Cornyn, republicano do Texas.

Falando aos repórteres na sexta-feira (29), Trump disse que há uma “boa probabilidade de eu fechar a fronteira” para resolver o problema.
“O que o presidente parece estar fazendo agora é tentar trabalhar com o México e com a América Central, e dizer: ‘Se não encontrarmos uma maneira de trabalhar juntos para impedir isso, então terei que encontrar um forma mais drástica para fazer isso”, disse o senador James Lankford, republicano de Oklahoma.

A Câmara de Comércio dos EUA pediu à administração que considere os custos para os exportadores domésticos. A organização empresarial disse que compartilha a preocupação do governo com um “massivo afluxo de migrantes”, mas disse que a melhor resposta é que o Congresso tente uma revisão mais ampla das leis de imigração.

“A ameaça de fechar a fronteira para o comércio e viagens legítimas cria um grau de incerteza econômica que arrisca comprometer os ganhos de crescimento e produtividade que as políticas da administração Trump ajudaram a alcançar”, disse Neil Bradley, vice-presidente executivo e chefe do grupo.

O Departamento de Comércio estima que US $ 502 bilhões em mercadorias cruzaram a fronteira em caminhões e trens no ano passado, cerca de US $ 1,4 bilhão por dia. Isso não inclui produtos enviados por via aérea e marítima. Com informações do USA Today.

O post Críticos avaliam consequências econômicas de fechamento da fronteira apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News