Cuba é o destino mais em alta para viagens em 2023

Desde que os Estados Unidos aliviaram algumas restrições de viagens e houve a adição de novas rotas de voos diretos para o destino, o apetite dos viajantes por Cuba vem aumentando
Desde que os Estados Unidos aliviaram algumas restrições de viagens e houve a adição de novas rotas de voos diretos para o destino, o apetite dos viajantes por Cuba vem aumentando

O Tripadvisor revelou o resultado do prêmio Travellers’ Choice Best of the Best Destination. Todos os anos, a plataforma analisa milhões de avaliações enviadas nos últimos 12 meses pelos viajantes. Na lista de destinos em alta, Cuba ocupa o primeiro lugar neste ano. Desde que os Estados Unidos aliviaram algumas restrições de viagens e houve a adição de novas rotas de voos diretos para o destino, o apetite dos viajantes por Cuba vem aumentando.

O destino é seguido por Hoi An, no Vietnã, e Ilhas Maurício, em 3º lugar. A Ásia é a região que responde pela maior quantidade de destinos em alta, ocupando metade dos dez primeiros lugares. Juneau, no Alasca, fez sua estreia como número 1 em destinos que são tendência nos Estados Unidos neste ano.

“Vimos um ressurgimento da demanda por viagens em 2022 e as perspectivas para este ano são boas”, afirma a chefe editorial do Tripadvisor, Sarah Firshein. “Viagens de longa distância voltaram e estamos vendo muitos americanos empolgados em planejar viagens para a Ásia e a região do Pacífico pela primeira vez em muitos anos. Cidades como Paris e Londres, que podem ter ficado em segundo plano por conta da preferência de destinos menos populosos durante a pandemia, estão de volta à mente dos viajantes, enquanto lugares como Alasca e Cuba também estão despertando muito interesse”.

Além da popularidade, o Tripadvisor também está premiando destinos com base nos principais interesses de viagem: gastronomia, esqui, natureza e cultura. Como muitos planejam viagens em torno de oportunidades para desfrutar da culinária, a plataforma divulgou a lista dos melhores destinos gastronômicos, destacando os locais conhecidos por sua culinária, bem como aqueles conhecidos por suas crescentes cenas gastronômicas. Sem surpresa, Roma é o destino gastronômico nº 1 em 2023, enquanto Nova Orleans lidera os EUA.

Já na lista de melhores lugares para esquiar, Whistler, no Canadá, fica com o primeiro lugar. Enquanto isso, Jackson, no Estado de Wyoming, é o melhor dos EUA (e número 2 na América do Norte) pelo segundo ano consecutivo.

Uma novidade da premiação neste ano são os melhores destinos de natureza. Não é segredo que destinos ao ar livre aumentaram em popularidade durante a pandemia e, embora as grandes cidades estejam de volta, o apetite por aventuras na natureza continua forte. Nesta categoria inaugural, as Ilhas Maurício estão no topo do ranking.

Outra nova categoria deste ano são os Melhores Lugares para a Cultura, celebrando os principais lugares que as pessoas visitam para se envolver com a história local e atividades culturais. Embora cada cidade tenha sua própria cultura, esta lista revela as escapadelas favoritas dos viajantes para uma viagem cultural, encabeçada por Fez, no Marrocos, em primeiro lugar. Essa cidade murada é um Patrimônio Mundial da Unesco que remonta aos tempos medievais, com antigos bairros labirínticos da Medina até Fez el-Bali e os quatro Portões de Fez, com seus distintos azulejos marroquinos.

Veja a seguir os 10 principais destinos em alta no mundo:

  1. Cuba
  2. Hoi An, Vietnã
  3. Ilhas Maurício
  4. Siem Reap, Camboja
  5. Chiang Mai, Tailândia
  6. Grand Cayman, Caribe
  7. Fez, Marrocos
  8. Baku, Azerbaijão
  9. Catmandu, Nepal
  10. Cracóvia, Polônia

Fonte: PANROTAS