Departamento de Saúde de NY alerta sobre aumento de casos de gonorreia e sífilis

O Departamento de Saúde emitiu um alerta de saúde recente observando um aumento de 23% nos casos de gonorreia e um aumento de 17% nos casos de sífilis primária e secundária (P&S) (os estágios em que a sífilis é mais infecciosa) relatados entre as mulheres da primeira metade de 2019 ao primeiro semestre de 2021, com a maioria dos casos entre mulheres negras ou latinas. 

Os dados indicam que os testes para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na cidade de New York diminuíram acentuadamente durante o primeiro semestre de 2020, dificultando as comparações entre 2020 e 2021.

Os casos entre pacientes negros/latinos representaram a maioria dos casos de gonorreia (58% dos casos femininos com raça/etnia conhecida) e casos de sífilis feminina P&S (75%) no primeiro semestre de 2021.

As disparidades raciais nas taxas de DST podem ser atribuídas ao racismo estrutural de longo prazo, não a traços biológicos ou pessoais, disse o Departamento de Saúde em comunicado.

“O racismo estrutural impede que as comunidades negras acessem recursos e oportunidades vitais e afeta negativamente a saúde e o bem-estar geral”, dizia o comunicado.

Na cidade de New York, as gestantes devem ser testadas para sífilis três vezes durante a gravidez: no primeiro encontro pré-natal, entre as semanas 28 e 32 da gravidez, e no parto.

DSTs como gonorreia, sífilis e clamídia são comuns e curáveis. No entanto, se não forem tratados, podem causar efeitos duradouros à saúde, incluindo infertilidade e dor pélvica crônica. A sífilis pode causar perda de visão e audição, demência e paralisia. Quando uma mulher grávida tem sífilis, a infecção pode ser passada para o feto (sífilis congênita), que pode causar aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso ao nascer ou morte após o nascimento.

Ter uma DST também pode tornar mais fácil pegar ou espalhar o HIV. A maioria das ISTs não apresenta sinais ou sintomas no início, por isso é importante fazer o teste de rotina ou, se indicado, e tratado imediatamente.

As Clínicas de Saúde Sexual do Departamento de Saúde oferecem serviços de saúde sexual de baixo custo para pessoas com 12 anos ou mais, independentemente do status de imigração. O consentimento dos pais não é necessário.

Os serviços incluem testes e tratamento de IST; Teste de HIV, início de tratamento e prevenção, incluindo profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós-exposição de emergência (PEP de emergência); testes de hepatite B e C; contracepção, incluindo contracepção de emergência; preservativos; naloxona; e aconselhamento de saúde comportamental.

Clínicas de saúde sexual selecionadas estão atualmente abertas e serviços de telemedicina para tratamento de DST, contracepção e prevenção de HIV também estão disponíveis através da linha direta da clínica de saúde sexual da cidade de Nova York no número 347-396-7959, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.

Visite nyc.gov/health/clinics para saber mais sobre clínicas de saúde sexual, incluindo serviços e locais.

 

Fonte: Brazilian Press