Depois do fim da Title 42, número de imigrantes na fronteira é menor que o esperado

O fim da Title 42 na quinta-feira (11) resultou em um número menor de imigrantes tentando atravessar a fronteira dos EUA com o México que o esperado pelas autoridades imigratórias. Segundo o secretário do Departamento de Homeland Security (DHS), Alejandro Mayorkas, a quantidade de imigrantes apreendidos depois do fim da medida foi menor que a registrada no início da semana passada, quando até 10 mil pessoas foram processadas por agentes na entrada.

Na sexta-feira, 6.300 imigrantes foram apreendidos e 4.200 tentaram cruzar a fronteira no sábado (13), de acordo com o DHS. “Desde a última quinta-feira, o número de imigrantes tentando atravessar caiu 50% quando comparamos com o início da semana passada”, disse o secretário a um programa de televisão no domingo (14).

Mayorkas acredita que a mensagem clara de que “as fronteiras não estavam abertas” depois do fim da Title 42 foi ouvida. “Nós comunicamos claramente aos indivíduos que estavam pensando em atravessar a fronteira sul. Tem uma forma legal, segura e ordenada de chegar aos Estados Unidos. Esses caminhos foram expandidos pelo presidente Biden de forma nunca vista. Mas se você não obedecer a lei, existem consequências. Você vai ser deportado, impedido de entrar por cinco anos e poderá ser processado criminalmente”.

A Title 42, medida criada durante a pandemia que permitia a deportação sumária de imigrantes na fronteira, terminou no dia 11. Para reforçar a segurança na fronteira, mais de 24 mil agentes foram enviados para a região.

Desde o dia 12, está em vigor a antiga Title 8, que deporta imigrantes não elegíveis para o asilo. Isso quer dizer que, caso os estrangeiros não sejam “elegíveis ao asilo”, eles podem ser deportados com base nesta norma migratória usada há décadas. Ela permite deportar qualquer pessoa que entre no País sem visto ou documentação exigida, mas que não tem nenhuma relação com questões sanitárias. O imigrante fica impedido de pleitear asilo por cinco anos. (Com informações da CNN)

The post Depois do fim da Title 42, número de imigrantes na fronteira é menor que o esperado appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA