Pular para o conteúdo

Deportado o mineiro preso em Massachussetts, procurado pela Justiça brasileira

No dia 10, o brasileiro Jairo Soares Pereira, 37 anos, foi deportado dos Estados Unidos depois de passar um período sobre a custódia do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês). Ele era um foragido da justiça brasileira, onde tinha sido condenado por fraude.

De acordo com as informações, em setembro de 2019 ele foi condenado na cidade de Itambacuri, Minas Gerais, por crime de fraude e sentenciado a cumprir uma pena de prisão de três anos e quatro meses.

“Os perpetradores desse tipo de crime se importam muito pouco com o estrago que causam às vítimas envolvidas, mas o ERO/Boston e nossos parceiros sim”, disse o diretor da agência em Boston, Todd Lyons. “Esta prisão e subsequente deportação de fugitivos é resultado direto do apoio crítico e da cooperação de nossos parceiros policiais internacionais e locais – homens e mulheres cuja dedicação deve ser aplaudida”.

O ERO divulgou o relatório sobre o caso do brasileiro e disse que em abril de 2021, a Patrulha de Fronteira dos EUA prendeu Jairo perto de San Luis, no Arizona, e o acusou de inadmissibilidade de acordo com a lei de imigração dos EUA. Ele recebeu uma notificação para comparecer perante um juiz federal antes de ser liberado com uma ordem de comparecimento.

Depois que os funcionários do ERO/Boston foram alertados pelas autoridades brasileiras sobre o status de fugitivo, os oficiais da Equipe de Operações Fugitivas o localizaram e prenderam, sem incidentes, na cidade de Malden, no dia 21 de fevereiro. Um voo coordenado pela Unidade de Operações Aéreas do ICE levou Jairo, um cidadão brasileiro com ordem final de remoção, até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte, Minas Gerais. No ano fiscal de 2022, o ERO prendeu 46.396 imigrantes com antecedentes criminais. Neste grupo tinha acusados e condenados por ofensas sexuais, agressão sexual, crimes com armas, crimes relacionados a homicídios e crimes de sequestro.

// Brazilian Times

Fonte: Brazilian Press