Deputada democrata pró-imigração de Illinois luta para salvar marido “dreamer” da deportação

O marido da recém-eleita congressista democrata de Illinois , Delia Ramirez, 39, pode enfrentar a deportação junto com centenas de milhares de outras pessoas se o Congresso não agir para aprovar a legislação do DREAM Act durante sua próxima sessão.

Boris Hernandez, que se casou com Ramirez durante a pandemia, chegou aos EUA aos 14 anos de idade sob uma política da era Obama de 2012 conhecida como DACA (Ação Diferida para Chegadas na Infância). Permitiu que certos imigrantes que vieram para os EUA quando crianças, também conhecidos como ‘Dreamers’, solicitassem proteção contra deportação e recebessem uma autorização de trabalho.

Pro-immigration Democrat Congresswoman Delia Ramirez fights to save dreamer HUSBAND from deportation | Daily Mail Online

Hernandez é um desses beneficiários do DACA e viveu nos EUA durante a maior parte de sua vida, mas mesmo sendo legalmente casado com Ramirez, um cidadão americano, isso ainda significa que juntos eles são uma ‘família de status misto’ e ele ainda não é um cidadão dos EUA, nem ela pode votar em sua própria esposa.

‘Vou lutar para manter meu marido aqui e sou congressista. …. O que acontece com os outros 2 milhões de imigrantes indocumentados que o DREAM Act protegeria? O que acontece com seu irmão? O que acontece com meu melhor amigo do ensino médio? O que acontece com todos eles que não têm um caminho, que não têm marido, esposa ou companheiro cidadão?’ pergunta Ramires.

Meet Delia — Delia Ramirez for Congress

A Lei DREAM (Desenvolvimento, Assistência e Educação para Menores Estrangeiros) forneceria um caminho para a cidadania para cerca de 2 milhões de imigrantes indocumentados que foram trazidos para os EUA quando crianças. Inclui Hernandez, que veio para o país ainda adolescente. Se aprovada, a lei permitiria que os ‘Dreamers’ solicitassem o status legal de residente permanente e eventualmente se tornassem elegíveis para a cidadania. Ramirez conheceu Hernandez em outubro de 2020, descrevendo seu relacionamento como ‘um daqueles amores pandêmicos’.

Fonte: Brazilian Press