Deputado George Santos se declara inocente de acusação federal e diz que não vai renunciar

O deputado George Santos, filho de brasileiros nascido em New York, foi libertado sob fiança de $ 500 mil após ser detido por cerca de cinco horas, na quarta-feira (10) sob acusações de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, roubo de fundos públicos e declarações falsas ao Congresso. Ele entregou seu passaporte e pode pegar até 20 anos de prisão se for condenado.

“Este é o começo da minha capacidade de enfrentar e me defender”, disse um Santos a repórteres que o cercavam do lado de fora de um tribunal federal de Long Island, em New York. Ele prometeu lutar contra as acusações e afirmou que não vai desistir de sua candidatura à reeleição, desafiando os pedidos de renúncia dos próprios Republicanos. “Isso é caça às bruxas”, disse.

Entre as acusações, os promotores dizem que Santos criou uma empresa e induziu apoiadores a doar para ela sob o falso pretexto de que o dinheiro seria usado para apoiar sua campanha. Em vez disso, ele usou o dinheiro para despesas pessoais, incluindo roupas de grife. Santos também é acusado de mentir sobre suas finanças em formulários de divulgação do Congresso e obter benefícios de desemprego enquanto ganhava $ 120 mil como diretor regional de uma empresa de investimentos que o governo fechou em 2021 devido a alegações de irregularidades.

A acusação “busca responsabilizar Santos por vários supostos esquemas fraudulentos e deturpações descaradas”, disse o procurador dos EUA, Breon Peace. “Tomadas em conjunto, as alegações acusam Santos de engajar em repetidas desonestidades e fraudes para subir aos salões do Congresso e enriquecer”.

Segundo apurou a agência AP, os problemas legais de Santos datam do final de sua adolescência, quando ele foi investigado no Brasil por supostamente usar cheques roubados para comprar roupas – um caso que as autoridades brasileiras reabriram recentemente.

Em 2017, Santos foi acusado de roubo na Pennsylvania por supostamente usar milhares de dólares em cheques falsos para comprar filhotes de cachorros de raça. Esse caso foi encerrado depois que Santos alegou que seu talão de cheques foi roubado e outra pessoa levou os animais.

As autoridades federais têm investigado separadamente as reclamações sobre a arrecadação de fundos de Santos para um grupo que pretendia ajudar animais de estimação maltratados. Um veterano de Nova Jersey acusou Santos de não entregar os $ 3 mil que ele arrecadou via GoFundMe para ajudar seu cachorro a fazer uma cirurgia.

The post Deputado George Santos se declara inocente de acusação federal e diz que não vai renunciar appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA