DeSantis aloca $12 milhões no orçamento estadual para remover indocumentados da Flórida

O governador Ron DeSantis enviou ao Congresso da Flórida nesta quarta-feira (1), uma proposta orçamentária estadual que inclui doze milhões de dólares para remover imigrantes indocumentados do estado. O recurso é parte do “Framework for Freedom, como é chamado o pacote financeiro apresentado pelo republicano para o próximo ano fiscal, com recursos da ordem de $ 114,8 bilhões. “O Framework for Freedom busca continuar a implementação da iniciativa do governador de proteger os moradores da Flórida (…), viabilizando o traslado de estrangeiros não autorizados”, diz o texto do orçamento.

Em 2022, DeSantis conseguiu aprovar o mesmo montante – $12 milhões- mas parte do dinheiro foi usado para trasladar, de avião, dois grupos de venezuelanos pegos cruzando a fronteira no Texas, para Martha’s Vineyard. Quando perguntado por que os floridianos devem pagar para realocar migrantes para outros estados, DeSantis disse que o programa teve um “efeito de dissuasão ” na migração para a Flórida. Parlamentares de oposição também questionaram o pedido do governador para renovar o valor total para realocar os indocumentados, uma vez que o volume gasto com os dois voos fretados no ano passado foi de $1.5 milhão

Nas últimas semanas, o Sunshine State tem visto um aumento sem precedentes no número de viajantes irregulares, principalmente de Cuba e do Haiti, que chegam no estado pelo mar. Na noite de Ano Novo, o Dry Tortugas National Park, um território com mais de 100 milhas quadradas no condado de Monroe, foi fechado para o público depois que mais de 300 cubanos desembarcaram no local. O governo estadual informou que já está sem recursos para interceptar as embarcações e reativou a guarda nacional para ajudar nas operações.

Recentemente, DeSantis e outros 19 governadores republicanos entraram com um processo judicial contra o presidente Joe Biden, por conta de um programa da Casa Branca que admite a entrada de até 30 mil imigrantes de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela, por mês, nos Estados Unidos.

The post DeSantis aloca $12 milhões no orçamento estadual para remover indocumentados da Flórida appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA