DeSantis tem 20 dias para justificar voos com imigrantes a Massachusetts

O governador Ron DeSantis tem 20 dias para apresentar justificativas sobre os voos com imigrantes. Foto/Divulgação

Prazo máximo de 20 dias foi dado ao governador Ron DeSantis para apresentar registros públicos que justifiquem os voos com cerca de 50 imigrantes venezuelanos à Ilha de Martha’s Vineyard, Massachusetts

Da Redação – O juiz do circuito do condado de Leon, J. Lee Marsh, na Flórida, determina ao governador Ron DeSantis, o prazo máximo de 20 dias para apresentar os registros públicos solicitados por uma organização apartidária e associados aos voos com cerca de 50 imigrantes venezuelanos enviados para Ilha de Martha’s Vineyard, Massachusetts. A solicitação cumpre um pedido não cumprido do “Florida Center for Government Accountability.”

Em 10 de outubro, o grupo apartidário da Flórida apresentou uma queixa em um tribunal do condado de Leon, no noroeste do estado, após solicitar ao governo do estado que tornasse públicas as comunicações telefônicas e mensagens que DeSantis tinha com seu chefe de equipe, James Uthmeier, sobre os dois voos charter com migrantes do Texas para a popular ilha de Massachusetts.

Nas solicitações, feitas entre os dias 20 e 21 de setembro, o grupo também solicitou, de acordo com a lei de registros públicos da Flórida, as comunicações que o governador possa ter tido com seu colega texano, o também republicano Greg Abbott.

O juiz J. Lee Marsh argumentou que o escritório de DeSantis não mostrou “nenhuma medida direta ou medidas tomadas para coletar o que este tribunal considera registros públicos” relacionados aos negócios do Estado e conduzidos em dispositivos pessoais.

Marsh observou que os registros de telefone ou texto solicitados podem fornecer informações sobre as comunicações do chefe da tripulação de DeSantis sobre os voos.

A ação, movida pelos advogados Andrea Flynn Mogensen e Matthew Farmer, aponta que o gabinete do governador tornou públicos alguns documentos sobre essa polêmica transferência de imigrantes indocumentados, mas acrescenta que eles não correspondem à informação que o grupo solicitou através do processo judicial . .

O pedido feito por esta organização é a terceira ação judicial enfrentada por DeSantis após o transporte de San Antonio, Texas, para Martha’s Vineyard, com escala em um aeroporto no noroeste da Flórida.

Fonte: Nossa Gente