Descubra algumas das pistas mais curtas dos aeroportos mais movimentados do Brasil

Para quem tem medo de voar ou não tem uma pista curta pela frente pode aumentar ainda mais o frio na barriga, além, é claro, de exigir grande habilidade dos pilotos. Apesar de não ser muito frequente, o Brasil ainda tem aeroportos com pistas com menos de 2 mil metros de comprimento. A maioria é de aeroportos com poucos voos e pequeno número de passageiros, mas dois deles destoam desta lista e estão entre os mais movimentados do país. Veja abaixo:

Aeroporto de Congonhas/CGH

O segundo aeroporto mais movimentado do Brasil tem uma das pistas mais curtas encravadas no meio da maior cidade da América do Sul. A pista principal do aeroporto de Congonhas tem 1.940 m (17R-35L) e a auxiliar tem 1.435 metros.

aeroporto congonhas

Aeroporto de Caxias do Sul/CXJ

A pista desta cidade na Serra Gaúcha tem 1.939 metros (15-33).

Aeroporto de Fernando de Noronha/FEN

O paraíso natural de Fernando de Noronha conta com uma pista pouso e decolagem de 1.845 metros (12-30).

Aeroporto de Navegantes/NVT

O principal acesso para o importante porto catarinense e para o Beto Carrero World e Balneário Camboriú, o aeroporto tem a pista com as cabeceiras 07-25 com 1.701 metros.

aeroporto navegantes

Aeroporto de São José do Rio Preto/SJP e Joinville/JOI

No interior paulista e catarinense as pistas têm 1.640 metros.

Aeroporto de Campina Grande/CPV

A cidade conhecida pelo São João conta com a pista 15-23 tem 1.600 metros

Aeroporto de Ilhéus/IOS

A famosa praia da Bahia figura entre as menores pistas com 1.577 m (11-29).

aeroporto ilhéus

Aeroporto de Santos Dumont/SDU

A aeroporto Santos Dumont, na Baía da Guanabara, tem uma das pistas mais curtas do Brasil numa das paisagens mais lindas de aterrisagem do mundo. A pista 02R-20L tem apenas 1.323 metros. Já a pista auxiliar tem 1.260 m.

Aeroporto Santos Dumont

Aeroporto de Macaé/MEA

A pequeno aeroporto no norte fluminense recebia antes do coronavírus voos da VoePass e da Azul com uma pista de pouso e decolagem de 1.200m.

*vale destacar que há outros aeroportos brasileiros com pistas menores de 2 mil metros e que não estão nesta lista. Escolhemos os mais movimentados e de destinos conhecidos.

Fonte: Melhores Destinos