Descubra diferentes curiosidades sobre os aeroportos e voos pelo mundo

Qual é o voo mais curto do mundo? Qual é a maior pista de pouso? E onde fica o aeroporto mais gelado do planeta? Está curioso? Conheça estas e outras respostas neste post. Descubra diversas curiosidades sobre o mundo do transporte aéreo.

Aeroporto mais isolado do mundo

A Ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico, atrai turistas do mundo inteiro que buscam conhecer os impressionantes e misteriosos moais de pedra. A ilha pertence ao Chile, mas está localizada a 3.700 km da costa sul-americana. São quase 4 horas de voo de Santiago. Conhecido como Rapa Nui (Ilha Grande) ou Te Pito O Te Henúa (Umbigo Do Mundo), o aeroporto da Ilha de Páscoa (IPC) é o mais isolado do mundo.

ilha de páscoa

Ilha de Páscoa, Chile

Aeroporto com a menor pista do mundo

Estamos falando de Saba (SAB), uma ilha no Caribe que pertencente às Antilhas Holandesas. A curta pista tem apenas 400 metros e é a menor do mundo a receber voos comerciais. Ali só pousam aviões turboélice de pequeno porte que fazem a ligação com as demais ilhas das Antilhas. Saba também está na lista dos aeroportos mais perigosos e desafiadores do mundo.

aeroporto saba

Saba, Antilhas Holandesas

Aeroporto com a maior pista do mundo

Vem da China a pista mais longa do mundo. Na região Autônoma do Tibete, a pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Qamdo Bamda (BPX) tem 5.500 metros de comprimento e está localizada a 4.334 de altitude, sendo a segunda pista comercial mais alta do mundo.

aeroporto Qamdo

Qamdo, China

Aeroporto na maior altitude

Na China o aeroporto de Daocheng Yading (DCY) está a 4.411 metros acima do nível do mar. Inaugurado em 2013, o local fica no centro sul da China na província de Sichuan.

Daocheng Yading aeroporto

Daocheng Yading, China

Pista na menor altitude

Ou melhor, na altitude negativa. Ao lado do Mar Morto fica a Base Aérea de Israel Bar Yehuda a 378 metros abaixo dos nível do mar. O local só recebe voos militares.

Aeroporto mais ao sul do mundo

O local é inóspito e só recebe militares, cientistas e pesquisadores. O aeroporto Jack F. Paulus, ou melhor a pista de ski usada para pousos, é o mais ao sul do planeta. A área é utilizada pela aeronáutica de vários países para levar suprimentos às estações de pesquisa na Antártica.

Antártica

Aeroporto mais ao norte do mundo

Como no local ao sul, no norte acontece o mesmo. Numa área inóspita e bem gelada, no Canadá, encontramos a pista de pouso mais ao norte do mundo. Não há voos comerciais para o posto militar avançado de Alert, na Ilha de Ellesmere. Lá também só desembarcam militares, cientistas e pesquisadores.

Canadá

Aeroporto mais quente do mundo

O Aeroporto Internacional de Ahvaz, no sudoeste iraniano, é tido como o mais quente do planeta. Isto porque o local registrou a temperatura de 54°C em junho de 2017. Que calor!!!

aeroporto Ahvaz

Ahvaz. Irã

Aeroporto mais gelado do mundo

Fica na Sibéria, Rússia, o aeroporto de Yakutsk, o mais gelado do planeta. Localizado a 450 km ao sul do Círculo Ártico, as temperaturas beiram os 40°C negativos no inverno.

aeroporto Yakutsk

Yakutsk, Rússia

Maior aeroporto do mundo em área

O Aeroporto Internacional King Fahd, na Arábia Saudita, ocupa uma área total de 78.000 hectares (cada hectare corresponde a 10 mil m²). Vale ressaltar que não há uma maneira padrão para contabilizar as terras ocupadas pelo aeroporto, pois envolve área construída, infraestrutura auxiliar ou reservas de terra. Mas em áreas gerais, o de Riad é o maior do mundo.

aeroporto riad

Riad, Arábia Saudita

Maior do mundo em infraestrutura construída

Este título vai para o aeroporto de Denver (DEN), nos Estados Unidos. O local ocupa 13.726 hectares de área construída, levando em conta: hangares, terminais, seis pistas, etc.

aeroporto Denver

Denver, Estados Unidos

Aeroporto mais movimentado do mundo

O aeroporto Internacional Hartsfield Jackson em Atlanta, nos Estados Unidos, ocupa o topo do ranking mundial. Em 2019, 110,5 milhões de passageiros passaram pelo local. Confira a lista completa dos aeroportos mais movimentados do mundo.

aeroporto Atlanta

Atlanta, Estados Unidos

Torre de controle mais alta do mundo

Em qualquer aeroporto a torre de controle é a estrutura mais alta construída. Em Kuala Lumpur está a mais alta do mundo com 133,8 metros.

Kuala Lumpur aeroporto

Kuala Lumpur, Malásia

Maior aeroporto de cargas do mundo

O topo do ranking mundial fica no sul da China. Passaram pelo aeroporto de Hong Kong 5.120.811 toneladas de carga. Em segundo da lista aparece Memphis, nos Estados Unidos.

aeroporto Hong Kong

Hong Kong, China

Voo mais longo do mundo

Uma viagem de 18 horas e 30 minutos. Haja disposição! Este é o voo mais longo do mundo. Operado pela Singapore Airlines num A350, remodelado com cabine única de executiva, ele percorre 15.200 km entre Singapura e Newark, nos Estados Unidos. A Qantas buscava ultrapassar esta marca e assumir o posto de voo mais longo do mundo. A empresa australiana estava realizando voos testes entre Nova York e Sydney numa viagem superior a 19 horas como parte do projeto Sunrise, mas na semana passada anunciou que por enquanto desistiu dos voos superlongos.

No Brasil, o voo doméstico mais longo é entre Porto Alegre e Fortaleza. Conheça aqui os voos nacionais mais longos. Já o internacional é a rota de São Paulo para Doha com quase 15 horas de voo operado pela Qatar Airways.

A350 singapore

Voo mais curto do mundo

Não dá nem para curtir o voo. O pouso ocorre menos de 1 minuto após a decolagem! Esta rota super curta é operada pela Loganair entre as ilhas escocesas  de Westray e Papa Westray.

Rota mais movimentada do mundo

Atualmente a rota mais movimentada do mundo está no Vietnã. De acordo com dados da Organização Internacional Centro para Aviação (Capa), a rota entre Hanói e Ho Chi Minh ultrapassou o voo entre Seul e Jeju, na Coréia do Sul. A rota sul-coreana foi a mais ocupada nos últimos anos com mais de 14 milhões de passageiros transportados em 12 meses.

aeroporto Hanoi

Hanói, Vietnã

Conhece mais alguma curiosidade sobre aeroportos do mundo? Conte nos comentários!

Fonte: Melhores Destinos