Desde que saem do Texas, imigrantes chegam à New York monitorados com pulseiras

À medida que mais ônibus do Texas chegam com centenas de requerentes de asilo em New York, os imigrantes estão usando pulseiras para garantir que cheguem ao destino final, de acordo com relatórios do Escritório de Assuntos Imigrantes da Prefeitura (MOIA).

Centenas de requerentes de asilo continuaram a chegar de ônibus à cidade de New York, vindos de todo o estado do Texas em uma luta política em andamento sobre a imigração.

Fotografias do Gabinete de Assuntos Imigrantes da Prefeitura mostram imigrantes sendo escaneados usando pulseiras.

As pulseiras são faixas brancas que supostamente são colocadas nos imigrantes quando saem do Texas e depois removidas quando chegam a New York.

Em resposta, o secretário de imprensa do governador do Texas, Greg Abbott, disse em um comunicado que “essas pulseiras são o protocolo padrão para transporte voluntário da Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas e foram usadas durante desastres naturais, como furacões, quando é necessário transportar pessoas para um local seguro”.

“Assim como as passagens aéreas, as pulseiras contêm as informações de cada migrante e as fichas de consentimento voluntário que eles assinam no embarque que concordam com o destino. Esse processo também ajuda a garantir que estamos transportando apenas migrantes que foram processados ​​e liberados pelo governo federal com documentação federal que lhes permite circular pelo país”, acrescentou.

No mês passado, o prefeito Eric Adams acusou o governador do Texas, Greg Abbott, de inundar a cidade com imigrantes, uma alegação que Abbott negou. Mas quando a guerra de palavras entre os dois se intensificou, Abbott mudou de rumo e disse que o Texas, de fato, começaria a enviar caravanas regulares para a cidade.

Só nos últimos dois dias, mais de 400 pessoas chegaram ao Terminal Rodoviário da Autoridade Portuária, e a prefeitura alegou que muitas delas foram forçadas a viajar contra sua vontade. Eles foram recebidos por agências da cidade e grupos de serviço social que lhes ofereceram comida, roupas e informações sobre como procurar abrigo.

A cidade de New York diz que eles têm direito de moradia, e o prefeito disse que os asilados serão recebidos de “braços abertos”. Mas ele também acusou Abbott de crueldade desenfreada com esses imigrantes, forçando-os a entrar em ônibus e despejando-os a milhares de quilômetros de distância. Abbott disse na quarta-feira que os imigrantes estavam sendo enviados para New York por vontade própria.

Abbott disse que o governo Biden está permitindo uma crise na fronteira e que prefeitos democratas como Adams precisam pressionar o governo federal a agir.

Uma vez que eles chegam na cidade, uma controvérsia está se formando sobre como a cidade realmente lida com eles. O Departamento de Serviços Sociais da cidade tem negado a elegibilidade dos asilados para abrigo porque eles não podem apresentar documentos que muitos deles, simplesmente não têm.

Fonte: Brazilian Press