Detenção de brasileiros indocumentados na fronteira dos EUA caiu mais de 50% em 2022

Na contramão das estatísticas gerais que mostram um considerável crescimento no número de imigrantes presos na fronteira com os Estados Unidos em 2022, a quantidade de brasileiros interceptados na travessia illegal diminuiu. Segundo dados do U.S. Customs and Border Protection (CBP), 37,4 mil cidadãos do Brasil foram detidos em 2022, menos da metade do total registrado em 2021, quando foram relatados 80,6 mil. O número inclui famílias, adultos sozinhos e menores desacompanhados.

A queda também foi observada entre indivíduos da Guatemala, Honduras, El Salvador e Equador. O México, por sua vez, segue sendo o campeão no envio de indocumentados para a fronteira, seguido de Cuba, Nicarágua e Venezuela. De janeiro a dezembro do ano passado, foram mais de 3 milhões de prisões no total, um aumento de 33% em relação aos 2,7 milhões do ano anterior. Os dados incluem tanto os casos de imigrantes que foram capturados e expulsos imediatamente por meio da medida Título 42, quanto os encaminhados a centros de custódias do ICE para aguardar o processo de asilo.

Um levantamento feito pelo canal NBC News descobriu que cerca de 600 mil imigrantes que cruzaram a fronteira dos EUA desde março de 2021 até agora, foram libertados em território americano sem receber o Notice to Appear, documento que os instrui a comparecerem a um tribunal de imigração para determinar se poderão ou não permanecer no país. “Muitos vivem nas sombras, incapazes de trabalhar e sem saber que estão passando do prazo de um ano para solicitar asilo”, diz a NBC.

De acordo com o ICE, quando os imigrantes são inscritos em um programa de asilo e recebem datas de julgamento dos seus processos por meio do Notice to Appear, eles têm uma taxa de 99,4% de comparecimento à primeira audiência no tribunal.

The post Detenção de brasileiros indocumentados na fronteira dos EUA caiu mais de 50% em 2022 appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA