“Devolução de imigrantes”: Presidente do México critica ordem dada pelo governador do Texas

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, descreveu na sexta-feira como “vulgar” e “retrógrada” uma nova ordem de imigração emitida pelo governador do estado americano do Texas. “É terrível, não concordamos com isso. É extremamente banal e não tem base legal”, disse López Obrador.

O governador do Texas, Greg Abbott, emitiu uma ordem executiva na quinta-feira autorizando as forças estaduais a prender migrantes e devolvê-los à fronteira EUA-México.

López Obrador disse que a Abbott “não tem permissão legal para tomar essa decisão” porque “está relacionada ao governo federal dos EUA”. Ele acrescentou que as declarações e ações de Abbott estão enquadradas na campanha política para as eleições estaduais em novembro. “Eles procuram sensacionalismo e jornalismo amarelo, pensam que assim vão ganhar simpatia”, disse o presidente, criticando a existência de “campanhas anti-imigrantes com fins eleitorais” nos Estados Unidos, que ele descreveu como “imorais” e “politicagem”. A autorização de Abbott na quinta-feira seguiu outras decisões que ele tomou sobre imigração que geraram polêmica entre o México e os Estados Unidos.

Fonte: Brazilian Press