Dia Mundial dos Oceanos: vídeos incríveis para celebrar os mares

Cenas de um simples banho de mar até o encontro com uma baleia em águas mais profundas. Coloque os fones, amplie a tela e mergulhe

Ilustre participação no vídeo de Chris Rogers, em Bali

Ilustre participação no vídeo de Chris Rogers, em Bali (Chris Rogers/Reprodução)

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos. A data foi criada na reunião da entidade que aconteceu no Brasil e ficou conhecida como Rio 92.  A ONU estima que 80% de todo lixo descartado no mar é composto por plástico, que resulta em 13 milhões de toneladas de dejetos a cada ano. Nada mais fundamental estarmos cientes da importância dos mares e preservá-los. Veja uma seleção de vídeos fantásticos que celebram os oceanos, a vida marinha e o turismo à beira-mar.

Volta ao Mundo em um só Fôlego

Um casal de mergulhadores, Guillaume Néry e Julie Gautier, são especialistas em mergulho livre, ou seja, descem nas profundezas dos mares sem o apoio de cilindros. A dupla fez um filme de 12 minutos impressionante, One Breath Around the World (Volta ao Mundo em um só Fôlego), que mostra Guillaume nadando em cenários surreais de lindos nas Filipinas, no México, na Polinésia Francesa, no Japão, na Finlândia, nas Ilhas Maurício e em Nice, na Riviera Francesa. A edição é engenhosa e passa de um destino a outro sem que notemos. Coloque os fones, amplie a tela e mergulhe.

Arraial do Cabo

Daniel e Paula, do vlog Num Pulo, retratam Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, como deve ser: os passeios de barco que levam às praias lindas e transparentes estão lá, sem deixar de falar que as águas são gélidas e que o destino pode ser bastante muvucado no fim de semana. A trilha sonora, a edição e a dupla são puro astral.

Turks & Caicos

Chris Rogers é especialista em filmagens de esportes e aqui ele leva uma turma a uma das ilhas mais incríveis do Caribe. O grupo embarca em uma lancha para fazer wakeboard e também num delicioso mergulho de planasub, a pranchinha que é rebocada por um barco. Aqui, no caso, o mergulhador foi seguido por um curioso golfinho.

Bali

Mais um vídeo da autoria de Chris Rogers, dessa vez um pouco mais longe, na Indonésia. O país é pródigo em cenários de natureza, mas o destaque aqui são os mergulhos com arraias, tartarugas e os corais multicoloridos. Dê logo o play.

Fonte: Viagem e Turismo