Dicas para ajudar a planejar viagem para acampamento

De barraca e saco de dormir a fogareiro e garrafa térmica, lista reúne tudo que é preciso para um acampamento

Está fazendo um planejamento para acampar ou sonha em fazer isso mas não sabe nem por onde começar? Chegou a hora de dar uma conferida na nossa lista para descobrir o que é necessário levar, desde o essencial até os itens que podem facilitar sua vida porém não são “obrigatórios”.

Barraca

O acampamento pode ser simples ou elaborado, grande ou pequeno, com muitos ou poucos itens a serem levados, mas uma coisa não pode faltar: a barraca. Ela é o elemento essencial para acampar, seja para dormir ou deixar os pertences. E existem dos mais variados tamanhos, cores e para diferentes necessidades. As barracas menores permitem maior facilidade para serem transportadas e são perfeitas para viagens de duas ou três pessoas (mesmo quando indicado que cabem até seis pessoas, normalmente a capacidade é a metade do que mostra). Já as grandes, têm mais comodidade e abrigam maior quantidade de pessoas na maioria das vezes, mas o transporte tende a ser complicado.

Compre barraca com capacidade até 6 pessoas

Compre barraca grande (ou parede impermeável)

Colchão ou saco de dormir

É possível dormir diretamente no chão da barraca, mas não é aconselhável. E para não acordar com dor no dia seguinte, o melhor é optar entre colchão inflável ou saco de dormir. O colchão tem mais espaço, mas traz problemas como a necessidade de carregar bomba para encher e cobertores caso esteja indo para um local frio. E nisso é mais peso para carregar. Em contrapartida, o saco de dormir é só entrar e pronto, até porque tem sacos desenvolvidos para as mais diversas temperaturas. O problema é o espaço interno, mas na nossa indicação nem mesmo o espaço falta, já que são 2,1 metros de comprimento por 73 centímetros de largura.

Compre colchão inflável para camping

Compre saco de dormir para temperaturas baixas

Saco de dormir Saco de dormir com 2,1 metros de comprimento e 73 cm de largura

Saco de dormir com 2,1 metros de comprimento e 73 cm de largura (Amazon/Reprodução)

Mochila

Para levar tudo que precisa ao camping, as opções são duas: uma necessaire e uma mochila 3 em 1. A necessaire de 12 litros tem compartimento central e dois bolsos laterais que podem ser fechados com zíper, além de pesar 212 gramas. Ideal para carregar poucos mantimentos através da alça. A mochila é indicada para quem gosta do estilo mochila nas costas e está disposto a carregar um pouco mais de peso. Ela tem quase um quilo, com dois compartimentos (o bolso principal e um frontal), e também pode ser levada de outras duas formas, por isso o nome 3 em 1.

Compre necessaire para camping

Compre mochila 3 em 1

Necessaire Traveler Necessaire Traveler de 12 litros com compartimento central e dois bolsos laterais

Necessaire Traveler de 12 litros com compartimento central e dois bolsos laterais (Amazon/Reprodução)

Itens essenciais

Alguns itens não podem faltar na hora de fazer a mala. Entre eles estão a lanterna e a bússola, principalmente se existirem trilhas próximas ao acampamento. E não esqueça a pilha para garantir a iluminação! Além disso, algo que pode facilitar muito o trajeto durante a estadia no camping é um bom calçado, que precisa ser necessariamente confortável. O mais indicado é um coturno reforçado, leve e que se ajuste aos pés.

Compre lanterna com três lâmpadas led

Compre bússola com navegação noturna

Compre coturno para trilha

Podem facilitar sua vida

Recipiente para armazenar água, local para conservar alimentos e um “fogão” podem ajudar a experiência no acampamento e evitar alguns perrengues. O garrafão térmico de cinco litros preserva a temperatura e garante a hidratação por um bom tempo. O mesmo pode ser feito para os alimentos, com as caixas térmicas, que possuem diferentes tamanhos, desde seis litros até 75. A de 18 é a ideal para combinar tamanho, praticidade e peso. E para preparar ou aquecer qualquer alimento e/ou bebida, o pequeno fogareiro duo, com apenas uma boca, satisfaz todas as necessidades para quem quer praticidade e facilidade ao acampar.

Compre garrafão térmico de 5 litros

Compre caixa térmica de 18 litros

Compre fogareiro duo ceramik

Caixa térmica de 18 litros Caixa térmica de 18 litros

Caixa térmica de 18 litros (Amazon/Reprodução)

Fonte: Viagem e Turismo