Disney está sendo punida por ir contra políticas de DeSantis, diz CEO

Reprodução/Twitter

O CEO da Disney, Bob Iger

O CEO da Disney, Bob Iger

Durante a teleconferência realizada no último dia 11 sobre os resultados financeiros, o CEO da Disney, Bob Iger, foi questionado sobre o que os investidores devem pensar sobre o risco nos negócios de curto e longo prazo para a Disney durante a disputa com o governador da Flórida, Ron DeSantis.

O governador quer tirar a autonomia administrativa da Disney sobre a área que opera, devolvendo a administração aos municípios e à Flórida. A briga se iniciou depois de a Disney ter tomado posição contrária ao governo republicano em questões legislativas sociais. Em sua resposta, Iger falou sobre as contribuições da Disney para a Flórida e outros assuntos, deixando clara sua opinião de que a Disney está sendo punida por se manifestar contra as políticas de DeSantis.

“Isso é uma retaliação contra nós por tomarmos uma posição sobre a legislação pendente. E acreditamos que, ao assumirmos essa posição, estamos apenas exercendo nosso direito à liberdade de expressão. Além disso, não se trata de privilégios especiais, igualdade de condições ou a Disney de qualquer forma usando sua influência no Estado da Flórida.

Mas já que muito tem sido dito sobre os distritos especiais e o acordo que temos, quero esclarecer isso também. Existem cerca de dois mil distritos especiais na Flórida. A maioria foi criada para promover o desenvolvimento de investidores e éramos um deles. Isso facilitou, para nós e para os outros, a possibilidade de fazer negócios na Flórida e construímos um negócio que emprega, como dissemos antes, mais de 75 mil pessoas e atrai dezenas de milhões de pessoas ao Estado. Portanto, embora seja fácil dizer que o distrito especial de Reedy Creek, estabelecido para nós há mais de 50 anos, nos beneficiou, é enganoso não considerar também o quanto a Disney beneficiou o Estado da Flórida.

E também não somos a única empresa operando um distrito especial. Mencionei dois mil distritos especiais e o mesmo acontece com as aldeias, que são uma comunidade permanente de aposentados, além de inúmeras outras. Portanto, o objetivo aqui é nivelar o campo de jogo na aplicação uniforme da lei ou a supervisão governamental dos distritos especiais precisa ocorrer ou ser aplicada a todos esses distritos. Há também uma falsa narrativa de que temos lutado para proteger os incentivos fiscais como parte disso. Na verdade, somos o maior contribuinte da Flórida Central, pagando mais de US$ 1,1 bilhão em impostos estaduais e locais somente no ano passado. Pagamos mais impostos imobiliários como resultado desse distrito especial.

E todos nós sabemos que não houve esforço conjunto para fazer qualquer coisa para desmantelar o que já foi chamado de distrito especial de Reedy Creek até que nos manifestamos na legislação. Portanto, isso é claramente uma questão de retaliação, enquanto o restante dos distritos especiais da Flórida continua operando como antes. Acho que também é importante dizer que nosso principal objetivo sempre foi poder continuar fazendo exatamente o que temos feito lá, que é investir na Flórida.

Temos orgulho da indústria do Turismo que criamos e queremos continuar oferecendo a melhor experiência possível para os hóspedes no futuro. Nunca desejamos e certamente nunca esperamos estar na posição de ter que defender nossos interesses comerciais em um tribunal federal, particularmente tendo um relacionamento tão bom com o Estado como o que temos há mais de 50 anos. E, como mencionei em nosso telefonema aos acionistas, temos uma grande oportunidade de continuar investindo na Flórida.

Observei que nossos planos são de investir US$ 17 bilhões nos próximos dez anos, que é o que o Estado deveria querer que fizéssemos. Operamos com responsabilidade. Pagamos nossa justa parcela de impostos. Empregamos milhares de pessoas e, a propósito, pagamos a elas acima do salário mínimo estabelecido pelo Estado da Flórida.

Também fornecemos grandes benefícios e educação gratuita, então vou terminar o que obviamente é uma resposta longa fazendo uma pergunta. O Estado quer que invistamos mais, empreguemos mais pessoas e paguemos mais impostos ou não?”, finalizou Iger com o questionamento.

Com informações da CNN

Fonte: PANROTAS