DMV de New York fará auditoria em algumas carteiras de motoristas de indocumentados para detectar fraudes

A senadora republicana Daphne Jordan e o escrivão do condado de Saratoga, Craig Hayner, estão solicitando revisão da Green Light Act, que concede carteiras de motorista a imigrantes sem documentos em New York, após relatos de fraude. 

O Times Union informou no mês passado que está sendo investigado um suposto esquema de corrupção dentro do Departamento de Veículos Motorizados, o que teria facilitado a obtenção ilegal de carteira de motorista por imigrantes indocumentados residentes de outros estados, incluindo outros países, que apresentaram uma residência falsa em New York para reivindicar pagamentos fraudulentamente do Fundo de Trabalhadores Excluídos, de acordo com a investigação.

Além disso, o programa de licenciamento promulgado durante a pandemia, que permitia aos residentes fazer exames de carteira de motorista online, teria sido explorado por golpistas para escapar da segurança do DMV. Imigrantes indocumentados pagaram até US $ 3.000 ou mais para outra pessoa fazer os testes teóricos de carteira de habilitação para eles, o que é classificado como fraude.

De acordo com o sindicato, os funcionários do DMV revelaram que grande número de candidatos trapaceou ou pagou milhares de dólares para que outros fizessem os testes online autorizados no ano passado. O test drive online de 50 perguntas normalmente leva de 45 a 60 minutos para ser concluído. No entanto, os funcionários do DMV observaram que as pessoas que fazem os testes online os concluem com pontuações perfeitas em menos de sete minutos.

O relatório do Times Union também revelou que quase 30% dos participantes do teste do DMV trapacearam, e quase metade deles fez um novo teste sendo reprovados.

Segundo o senador, a linguagem da lei “abre portas para fraudes eleitorais, fraudes bancárias e roubo de identidade”. Ele também alerta que “isso pode permitir que criminosos obtenham uma licença após sua licença real ter sido revogada.”

Jordan e Hayner estão convocando todos os testes de autorização online desde agosto de 2021, quando grande parte da fraude foi identificada, especialmente para pessoas que passaram nos testes em sete minutos ou menos.

Eles também pedem para auditar todos os candidatos à Green Light Act que atualmente têm uma licença padrão e verificar quantos estão registrados para votar.

Jordan também levanta a proposta conhecida como “Senado Bill S.4447”, que criaria uma “carteira de motorista privilegiada” para indivíduos que se candidatam a uma carteira de motorista do estado de New York com formas alternativas de identificação. A medida separaria o tipo de carteira de habilitação privilegiada das carteiras de habilitação padrão e estabeleceria que as carteiras de habilitação privilegiadas não podem ser usadas para fins de identificação.

A medida também alteraria a Lei Eleitoral Estadual, estabelecendo que os registros eleitorais incluídos nas carteiras de motorista exigem que os candidatos forneçam seu número de previdência social, para “garantir que os imigrantes indocumentados não possam se registrar para votar enquanto solicitam uma carteira”.

Fonte: Brazilian Press