DMV de New York sob investigação por possível fraude na emissão de carteira de motorista para indocumentados

O Escritório do Inspetor-Geral de New York está investigando uma possível fraude realizada por funcionários do Departamento de Veículos Motorizados, que emitiram carteiras de motorista para pessoas indocumentadas que usaram as carteiras para estabelecer uma residência falsa no estado e, portanto, reivindicar pagamentos fraudulentos do Fundo de Trabalhadores Excluídos.

A investigação sobre a suposta fraude surge poucas semanas depois que o estado encerrou o período de inscrição, depois que os US $ 2,1 bilhões do fundo acabaram, deixando milhares de nova-iorquinos de mãos vazias.

O Departamento de Trabalho do estado recebeu mais de 90.000 inscrições apenas durante o primeiro mês do programa e aprovou mais da metade desses formulários até 3 de setembro. Espera-se que cerca de 100.000 candidatos recebam pagamentos de $ 15.600, enquanto outros 200.000 receberão pagamentos de $ 3.200.

No início de outubro, legisladores como a senadora Jessica Ramos e defensores dos imigrantes observaram que um número excessivo de nova-iorquinos foi excluído do programa e pediram à governadora Hochul mais financiamento.

Investigadores do Escritório do Inspetor Geral visitaram o escritório de Albany do Departamento de Veículos Motorizados do estado no mês passado para entrevistar funcionários sobre o suposto esquema de fraude sob o programa de carteira de motorista não documentado, informou o Times Union.

Os investigadores detalharam que um número não específico de imigrantes indocumentados pagou até US $ 3.000 ou mais para fazer testes de carteira de motorista online, além de enviar documentos de residência fraudulentos e endereços postais falsos.

O Escritório do Inspetor-Geral suspeita que centenas de pessoas não qualificadas puderam obter benefícios estaduais mesmo que residissem em outros estados, mesmo fora do país, segundo fonte familiarizada com o caso e citada pelo Times.

Um porta-voz do Escritório do Inspetor-Geral confirmou ao meio de comunicação na segunda-feira que “está em andamento uma investigação sobre o possível uso indevido do programa de carteira de motorista do DMV”, mas nenhum detalhe adicional foi divulgado.

Ainda não se sabe quando a suposta fraude foi detectada ou se o Departamento do Trabalho está envolvido na investigação do Inspetor-Geral.

Fonte: Brazilian Press