Dois em um! Como é se hospedar em um complexo de águas termais com dois resorts

Nascida e criada no interior do Paraná, cresci ouvindo sobre o tradicional resort Termas de Jurema, com piscinas de águas termais, em Iretama, no centro-oeste do estado. Ao longo dos mais de 50 anos do empreendimento, ele foi ampliado e hoje é o maior complexo de águas termais do sul do Brasil, tem dois resorts e há algum tempo passou a se chamar Jurema Águas Quentes.

Após anos na expectativa de conhecer o destino, pude experimentar a hospedagem e vou te contar em detalhes como foram meus três dias no Jurema Águas Quentes, com acesso aos dois resorts do complexo de 3,4 milhões de metros quadrados: o Jardins de Jurema Convention & Termas Resort, e o Lagos de Jurema Termas Resort. Neste post compartilho minhas impressões, preços das diárias e imagens que fiz durante a minha estadia em novembro de 2022.

Jurema Águas Quentes, em Iretama

Do alto dá para ter ideia da dimensão da área de 3,4 milhões m2 do complexo, em Iretama (PR)

Para quem não conhece o complexo, adianto que, na prática, o lugar é dois em um! São dois resorts, com propostas diferentes de hospedagem, mas os hóspedes podem circular por eles livremente e aproveitar o que ambos oferecem (com exceção da alimentação, inclusa na diária com sistema de pensão completa).

Os hóspedes têm à disposição 19 piscinas, sendo a maioria de águas termais naturalmente quentes, spa, restaurantes, danceterias, academia, muita recreação adulta e infantil, e várias atividades disponíveis. Crianças até 12 anos não pagam para se hospedar. O complexo também oferece serviço de Day Use e não é pet friendly.

Jurema Águas Quentes

Jardins de Jurema

Hospedagens do Jardins de Jurema

Confesso que sempre imaginei o Jurema Águas Quentes como um lugar de luxo, para quem quer passar uns dias descansando com águas termais quentinhas à disposição e várias atividades em meio à natureza. Com a ideia do tamanho do lugar (que te mostrei nas fotos acima) acho que dá para entender porque eu pensava isso, né?

Só que as últimas melhorias no complexo realmente transformaram o destino e me surpreenderam quando cheguei, pois vi que ele está com ainda mais requinte do que meus amigos e familiares mencionaram quando foram hóspedes anos atrás.

Lagos de Jurema

Um dos prédios de hospedagem do Lagos de Jurema

O empreendimento surgiu em 1968 com o resort Termas de Jurema, que mencionei no início do post, após serem encontradas águas termais na fazenda da família Constantino Miguel. O lugar ganhou o nome de Jurema em homenagem à esposa do fundador.

O tempo passou e em 2019 foi inaugurado outro resort no complexo, com o nome de Jardins de Jurema – com uma proposta mais moderna e com um centro de eventos. Enquanto isso, o primeiro resort foi rebatizado de Lagos de Jurema, mantendo a proposta inicial de contato próximo com a natureza.

Águas termais e banho de lama

Com destaque no próprio nome, um dos diferenciais do destino é sua água termal – mineral quentinho e com benefícios para o corpo. Já visitei outras hospedagens com águas termais no Paraná, mas nenhuma tinha águas tão quentinhas como as do Jurema.

Eu sou apaixonada por águas mornas e quentes, me sinto muito relaxada, e achei perfeita a temperatura delas, mesmo no dia em que choveu e o tempo esfriou enquanto me hospedava no Jurema.

Jardins de Jurema

Dá para ver a fumaça saindo da água quando a temperatura externa diminui

As águas termais do complexo são potáveis, ricas em sulfato e abastacem as piscinas, chuveiros e torneiras do Jurema Águas Quentes. Por causa da composição, elas têm cheiro, sabor e textura diferentes, mas me acostumei rapidamente com essas características. Inclusive, experimentei a água termal da primeira fonte encontrada na propriedade – além de quente, tem um sabor estranho haha.

Primeira fonte de água termal encontrada na propriedade, na década de 1960

Elas saem das fontes a 42 graus, por isso chegam a nós tão quentinhas. Com essa temperatura, deu para aproveitar as piscinas cobertas mesmo durante a noite, quando estava frio na área externa, e em dia de chuva.

Ao todo, são 5 milhões de litros de água em todas as piscinas, que são reabastecidas uma vez por semana. A água usada é reutilizada nos banheiros do complexo.

Jardins de Jurema

Os responsáveis pelo trabalho com as águas termais do Jurema explicam que esse mineral ajuda no combate à tensão e à insônia, além de contar com uma ação desintoxicante e hidratante. Inclusive, dava para perceber uma leve camada de óleo sobre a pele depois do banho de piscina e dormi maravilhosamente bem após ficar algumas horas na água antes de ir para a cama.

A temperatura das águas termais na piscina varia, porque o ambiente externo influencia. Ou seja, no dia em que choveu e esfriou um pouco em Iretama, quando fez 18°C pela manhã, a média da temperatura da água nas piscinas era de 35°.

Jardins de Jurema

Piscina com água resfriada no Jardins de Jurema

Como viajei em grupo para o Jurema, estive com colegas que acharam as piscinas termais quentes demais nos dias com temperaturas mais elevadas, como em uma tarde que ficou perto dos 30°C. Mas, para isso, existe solução: há piscinas resfriadas para quem quer se refrescar em meio ao calorão da cidade paranaense.

O que não encontramos foi um meio termo. Ou seja, há piscinas com águas termais que dão a sensação de ficarem mais quentes em dias de sol e outras bem geladinhas. Entretanto, não existe nenhuma com temperatura mediana entre as duas opções, porque ou a água vem direto da fonte termal ou é totalmente resfriada, entende? Como eu disse, não me importei com a água quente e fugi da gelada haha Mas a sensação da temperatura ideal das piscinas é algo muito pessoal.

Outro diferencial do lugar é o banho de lama negra, que oferece vários benefícios à pele e é considerado medicinal. Além de diferente e, diria, divertida, a atividade permite que a lama funcione como antisséptico e esfoliante. Mais abaixo, darei outros detalhes sobre o “banho” incluso no Circuito de Relaxamento – sem custo extra na hospedagem.

Lama negra no Lagos de Jurema

Onde fica o Jurema Águas Quentes

A localização do Jurema Águas Quentes é um dos pontos que o hóspede deve avaliar antes de fazer a reserva no Jurema Águas Quentes. Afinal, o acesso ao complexo não é dos mais rápidos para muita gente.

Os resorts ficam em um distrito da cidade Iretama, chamado Águas de Jurema. Não há nenhum atrativo para fazer no município, que tem pouco mais de 10 mil moradores. Por isso, o hóspede precisa ir com a clareza de que ficará 100% do tempo no complexo.

O aeroporto mais perto do complexo é o de Maringá, a terceira maior cidade do Paraná. O terminal conta com a operação das companhias Gol, Azul e Latam, mas com poucos voos diretos, sendo para Curitiba (PR), Guarulhos (SP), Campinas (SP), além de cidades do nordeste na alta temporada.

Devido à localização, se o visitante não for da região, deverá pegar um avião e, depois, alugar um carro no aeroporto, ir de táxi ou contratar um serviço de transfer para ir até o Jurema Águas Quentes, pois não há ônibus para Iretama. A viagem, de cerca de 2 horas, passa pela PR-317, BR-158 e BR-487 com boas pistas até o complexo, sendo parte dela duplicada.

Aeroporto de Maringá

O próprio Jurema Águas Quentes indica o serviço adicional de transfer com dois motoristas parceiros. O valor total do transporte, ida e volta, é de R$ 1.500 para um carro com quatro lugares disponíveis. Para contratar o serviço, é interessante entrar em contato com antecedência, já que são apenas dois motoristas disponíveis.

Taxistas do aeroporto de Maringá (devidamente regulamentados na companhia que presta serviço no local) me informaram que é possível combinar a viagem até Iretama por cerca de R$ 400 o trecho. A recomendação é que o serviço seja agendado por telefone (44 99984-0222 – Nilton).

Viagem entre Iretama e Maringá leva cerca de 2 horas

Também é possível alugar um carro nas empresas Unidas e Localiza, no Aeroporto Regional de Maringá.

Apesar da localização, vi no Jurema hóspedes de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo, além de visitantes estrangeiros, como do Paraguai. Alguns chegaram até o local com ônibus de excursões.

Aeroporto Regional de Maringá

Aeroporto de Maringá

Check-in

Apesar de chegar à noite no Jardins de Jurema, resort em que fiquei hospedada, foi fácil notar a grandiosidade do lugar desde a recepção.

Assim que paramos o carro, um funcionário veio nos ajudar com as malas. Elas foram levadas até um balcão, enquanto éramos atendidos na recepção.

Me chamou a atenção uma vaga para abastecer carros elétricos no estacionamento do resort, logo na entrada. O check-in ocorre a partir das 17h e o checkout às 15h.

Rapidamente fui atendida por uma funcionária muito gentil. Ela me indicou o número do quarto e me deu as instruções sobre a chave eletrônica, que também era meu cartão de consumação no hotel e poderia ser usado dentro das piscinas (para facilitar, há um cordão no cartão para colocar no pescoço).

Além disso, me entregou a programação das atividades, incluídas na diária, para o dia seguinte. Depois, o primeiro funcionário a nos atender se dispôs a levar as malas, mas disse que não precisava por estar apenas com uma mochila.

Restaurantes

Como cheguei à noite no Jurema, fui jantar logo depois de deixar minha mochila no quarto. Estava cheia de expectativa para ver o que a pensão completa da diária oferecia. Para relembrar, nenhum dos tipos de diárias no local incluem bebidas, portanto, é preciso ficar atento aos gastos extras depois de estar dentro do complexo.

O jantar nos restaurantes dos dois resorts são servidos entre 19h30 e 22h. Como cheguei por volta das 21h30 da viagem, alguns itens do buffet do Restaurante Gardênia tinham acabado e nem todos foram repostos enquanto eu jantava, mas sem problemas, fiquei satisfeita e comi bastante.

De maneira geral, as opções do buffet são bem variadas e gostosas, no café da manhã (das 7h30 às 10h), almoço (das 12h30 às 15h) e jantar. Há opções, por exemplo, vegetarianas, veganas, sem lactose e diet.

Particularmente, achei a comida gostosa, porém, sem muito tempero – algo característico em buffets que servem muita gente. Meu destaque fica nas sobremesas, todas deliciosas e, particularmente, sem exagerar no doce. O cardápio semanal pode ser conferido no site do Jurema.

O restaurante dos dois resorts são bem espaçosos. O do Jardins de Jurema mantém o estilo moderno do resort com detalhes em madeira e iluminação “amarelada”, o que torna o ambiente bem reconfortante e agradável.

Já no Lagos de Jurema temos um estilo mais rústico, também com detalhes em madeira, mas de uma forma que remete a um espaço de fazenda, incluindo uma antiga lareira.

As diferenças nos buffets dos resorts são mais focadas na forma de servir as refeições do que nos pratos em si. Pela manhã também funcionam as estações de omeletes e tapiocas, com a preparação feita na nossa frente.

No almoço e jantar, os menus das estações oferecem massas ao molho branco ou vermelho, preparadas do seu jeito, e carnes grelhadas feitas na hora. Dependendo do dia, há ainda opções de pizzas feitas pela equipe da cozinha.

Para atender os clientes e funcionários, o complexo tem uma horta e cinco cozinhas. Caso o hóspede tenha restrições alimentares, é importante entrar em contato com antecedência com o resort.

Painéis na entrada dos restaurantes relembram a todos o cronograma de atividades para o dia.

O diferencial do serviço gastronômico fica para a refeição à la carte no Restaurante Flor da Mata. Não incluso na diária, é possível programar um jantar especial neste espaço.

O valor das refeições depende muito do que for combinado e a quantidade de pessoas. Com pratos diferenciados e sabores criativos, é possível fazer uma excelente combinação com os vinhos e espumantes da adega do resort.

De entrada comi um ceviche de banana-da-terra com manga e castanha-de-caju. Na sequência foi servida a salada, um mix de folhas orgânicas na tuile de parmesão, com molho pesto de manjericão.

Havia três opções para o prato principal: risoto al mare com camarões e lula crocante; risoto de limão siciliano, salmão na crosta de amêndoas e molho de maracujá; e risoto de pera com gorgonzola, tornedor de mignon ao molho de vinho cabernet e crisps de couve-manteiga.

Escolhi a segunda opção e não me arrependi! Todos os pratos estavam maravilhosos e acompanhavam espumantes Salton – do mais seco ao mais suave, conforme o prato.

Para sobremesa, escolhi uma terrine de chocolate alcoólico e caramelo flor de sal. Doce na medida, a combinação dos sabores fechou o jantar com chave de ouro.

O ambiente também é muito bonito e aconchegante. Apesar do Restaurante Flor da Mata ficar no Jardins de Jurema, os hóspedes do Lagos de Jurema também podem reservar o serviço.

Bares

Além das adegas, os hóspedes também têm à disposição quatro bares em cada resort. No Jardins de Jurema ficam o Espaço Bambu, um Lounge bar descontraído com drinks, cervejas e adega; o Bar Vitória Régia, que fica na piscina principal; o Bar Flor de Lótus, na piscina coberta; e o Sports Bar, que fecha por último às 2h.

Já no Lagos de Jurema estão: o bar do parque aquático (24h), o bar da piscina coberta (das 6h às 2h), o bar da piscina dos golfinhos (das 6h às 20h) e o Bar do Leão.

Os dois resorts oferecem os mesmos drinks e cervejas. Há coquetéis como Aperol Spritz (R$ 35), Margarita (R$ 40), Mojito (R$ 24), Sex On The Beach (R$ 22) e Capirinha (a partir de R$ 19) – você pode escolher a marca da bebida alcoólica do drink, as quais têm preços diferentes. Além de cachaças (a partir de R$ 3,20 a dose), conhaques (a partir de R$ 9), whiski (a partir de R$ 21 o copo) e licores (a partir de R$ 25).

O menu de opções conta ainda com cervejas lata das marcas Brahma e Skol (R$ 9,50), Brahma Malzbier (R$ 13), cerveja sem álcool (R$ 14), Budweiser (R$ 13), Heineken (R$ 14), Stella Artois (R$ 13) e chopp de 300ml (R$ 14). Os espumantes brasileiros (a partir de R$ R$ 84) e espanhol (R$ 150), e os vinhos Casal Garcia branco (R$ 148), Miolo seleção rosé (R$ 72), Nederburg rosé (R$ 145), Piscine Stripes rosé (R$ 22) também estão disponíveis, sendo a taxa de rolha R$ 70.

Os resorts oferecem ainda coquetéis exclusivos com e sem álcool. Um deles é o Deusa Jurema, drink à base de Vodka, Monin Amora, limão e Tônica. Ele é doce e suave, bem leve. O valor dos alcoólicos é R$ 25 e dos demais R$ 20.

Sabendo que eu e meu marido gostamos de consumir bebida alcoólica quando vamos para resorts (sabe como é a combinação piscininha e chopp, né?), fiquei imaginando a conta no fim da hospedagem… o que me fez pensar se, para mim, valeria a pena a diária sem ser no sistema all inclusive. Dependendo do seu tipo de consumo, é um ponto a se considerar.

Para quem não consome bebida alcoólica há opções de diferentes sucos naturais (R$ 8), como maracujá, abacaxi e laranja; água mineral (R$ 6); coco (R$ 13); refrigerantes (R$ 8) e Red Bull (R$ 7).

Nos bares ainda é possível pedir espetinhos (a partir de R$ 12) e porções, como de batata frita (R$ 21) e picanha acebolada (R$ 72). Para quem quiser se refrescar, há sorvetes Kibon (de R$ 7 a R$ 19,50).

Áreas comuns

A internet wi-fi é grátis em todo complexo e funciona bem em quase todos os lugares, inclusive nas áreas de mata. Comigo, a conexão oscilou um pouco apenas nas proximidades das hidros do Jardins de Jurema. Ou seja, no geral, a wi-fi é muito bom, pois a área do Jurema tem 340 hectares.

Quanto aos celulares, não havia sinal da operadora Claro por lá. Meus colegas disseram que a Tim e Vivo até davam sinal, mas ele sumia em alguns pontos. Se não fosse o wi-fi do resort eu teria ficado incomunicável.

Os hóspedes têm acesso livre aos dois resorts por um caminho e uma ponte que liga as duas hospedagens. O trajeto entre um e outro leva cerca de 15 minutos a pé.

Jardins de Jurema

Assim que pisei no Jardins de Jurema fiquei impactada pela proposta da arquitetura do lugar. É tudo muito grande, realmente com a ideia de mostrar imponência.

Jardins de Jurema

Foto: Jurema Águas Quentes/Divulgação

As pilastras são o ponto chave para todo o glamour do lugar, já que remetem às antigas construções gregas, juntamente com a pintura branca que contrasta de forma belíssima com as piscinas azuis. Ambas permitem um clima de requinte na hospedagem.

O ambiente é clean e moderno, com a decoração de cores neutras e com detalhes que remetem à natureza. Inaugurado em 2019, o lugar tem árvores pequenas, ainda em crescimento, e pouca sombra.

De maneira geral, a limpeza e organização do complexo é muito boa, incluindo os quartos. Além disso, durante a hospedagem era possível ver vários funcionários fazendo manutenções para deixar o ambiente sempre em ordem.

Um adendo fica para o banheiro coletivo perto do restaurante Gardênia, pois não estava muito limpo nas vezes que utilizei. Já na entrada do Lagos de Jurema, o banheiro feminino estava sujo nos dois dias que usei.

Lagos de Jurema

Ao chegar no outro resort a surpresa também aconteceu, mas de forma diferente. Era como se eu tivesse viajado para outro destino. Por lá o clima é diferente, cercado de natureza e com construções inspiradas na arquitetura europeia.

No último dia no complexo, por exemplo, choveu e a temperatura ficou mais amena. Achei que o clima deixou o Lagos de Jurema ainda mais charmoso.

A recepção do Lagos de Jurema é um destaque à parte: imensa e cheia de detalhes! Desde as grades do mezanino, passando pelos pisos até os lustres que chamam atenção. De forma geral e simplista, o resort passa a ideia de estar em um hotel fazenda de luxo, mas com todas as regalias que só um resort oferece.

O atendimento dos funcionários do complexo foi ótimo, todos sempre solícitos e muito gentis.

Quartos do Jurema Águas Quentes

Jardins de Jurema

O Jardins de Jurema Convention & Termas Resort é composto por 152 apartamentos, distribuídos em quatro prédios e com três tipos: Superior, Superior Plus e o Premium. Todos contam com varandas com vista para os quartos ou piscinas e que, dependendo do quarto, podem ser mais espaçosas ou menores.

Decorados em tons neutros e estilo moderno, todos contam com iluminação aconchegante e detalhes que remetem à natureza na roupa de cama.

Fiquei no Apartamento Superior número 3208, com uma pequena sacada que dava para outros quartos do resort. Como meu quarto era no final do corredor, a sacada também permitia ver parte da mata nativa ao redor, com direito ao canto de passarinhos ao acordar.

Meu quarto tinha um excelente espaço com uma cama de casal e duas de solteiro. Além de ar-condicionado, TV com canais a cabo e abertos, telefone, cofre, cabides, lixeira de recicláveis, espaço para colocar a mala e sapatos, espelho de corpo inteiro e um bom balcão com cadeira.

O frigobar conta com água (R$ 6), refrigerante (R$ 8), cerveja lata (R$ 14), achocolatado (R$ 6,50) e água de coco em caixinha (R$ 8). Há ainda Kit Kat (R$ 7), Trident (R$ 4) e cookies (R$ 5,50) disponíveis no quarto para adoçar o paladar. Todos os alimentos e bebidas são cobrados à parte.

Quem quiser pode pedir café da manhã no quarto, por R$ 46. Também são servidos misto quente (R$ 19), X-burger (R$ 27), X-salada R$ 30, sanduíche natural (R$ 13) e sanduíche de churrasco com vinagrete (R$ 35).

Deixo um destaque para o perfume do quarto! Com uma fragrância exclusiva para o Jardins de Jurema, o apartamento tinha um cheiro suave delicioso. Além disso, a roupa de cama, como lençóis e cobertas, e as toalhas também eram perfumadas. Esse foi um detalhe que, para mim, fez muita diferença.

O banheiro privativo tem um espelho grande, com duas pias e secador de cabelos. Os amenities incluem shampoo, condicionador, loção hidratante, dois sabonetes (muito cheirosos), touca de banho e um “kit beleza”, que contava com uma lixa pequena, algodão para o rosto e cotonetes (esse último é essencial para ajudar na limpeza após o banho de lama haha).

A ducha tem uma boa pressão e a água do chuveiro é termal, bem quente, com opção para misturar com a água fria. Na hora do banho é possível perceber que a água é diferente da que temos em casa. A pele realmente fica mais oleosa, como um hidratante natural e, no meu caso, meu cabelo ficou mais seco. Além disso, o tonalizante vegano que usava no cabelo desbotou muito em poucos dias.

As camareiras deixam um cartão no quarto indicando o nome de quem é responsável pela limpeza do local diariamente. Indiquei na porta que não precisava do serviço de limpeza (pois passava pouco tempo no quarto) e, depois, colocaram um cartãozinho debaixo da minha porta avisando que não limparam porque não solicitei e que eu poderia pedir mais amenities na recepção sempre que precisasse.

Lagos de Jurema

O Lagos de Jurema Termas Resort conta com 184 quartos, decorados em estilo clássico. Alguns ficam nos chamados “castelinhos”, os quais passaram por uma revitalização interna recentemente, para deixar os quartos mais modernos. Há ainda outras quatro opções de hospedagens no local.

Todos são bem amplos e a maioria conta com sacada, com variação de tamanho e vista para outros quartos, áreas comuns, jardins ou lago. Em todos os casos é possível sentir contato com a natureza em meio ao resort cheio de árvores.

Atividades

Quando penso em resort, já imagino dias de relaxamento. Para mim, descansar é ficar de boa nas piscinas, aproveitando a boa comida e sombra fresca. Mas, para muita gente, parte desse descanso inclui mexer o corpo com atividades para distração e diversão. Nos dois casos, os resorts atendem muito bem.

O complexo oferece diversas atividades opcionais que são gratuitas de segunda a quinta-feira, como passeios a cavalo e charrete, pedalinho, arborismo e tirolesa. A maioria fica localizada no Lagos de Jurema, mas todos os hóspedes têm livre acesso, é só agendar o dia e horário na Central de Lazer dos resorts.

É possível levar a própria bicicleta para pedalar pelo complexo ou locar uma bike durante a hospedagem.

Como o ambiente é enorme, andar de bicicleta pode ajudar a economizar tempo também ao transitar pelos dois complexos – mas é preciso ter fôlego, pois há desníveis por lá, principalmente no Lagos de Jurema. Para quem quiser evitar o esforço, também é possível alugar triciclos elétricos.

O passeio a cavalo e charrete é bem interessante, pois passa por uma trilha que leva à cascata da propriedade. A paisagem e o contato com a natureza no caminho é bem bonito. Só não tirei fotos por medo de derrubar o celular com a minha falta de coordenação haha.

Apesar de ficar com um pouco de medo no começo, achei o passeio a cavalo bem suave. Os animais são tranquilos e sabem o caminho, além disso, o instrutor nos acompanha durante o percurso. O passeio leva cerca de 40 minutos.

Para quem curte dançar, há uma danceteria no Lagos de Jurema e um clube de dança no Jardins de Jurema. O lugar tem bastante espaço e muita música para quem quiser aproveitar a noite. Em um dos dias da minha hospedagem estava rolando show no Jardins Clube e o clima por lá era bem animado, com música ao vivo.

No início do post mencionei o banho de lama negra. Essa atividade faz parte do Circuito do Relaxamento, no Lagos de Jurema. Ele começa no “caminho dos sentidos”, uma espécie de corredor com água gelada e pedras no chão para você caminhar. Ao som dos pássaros e cercado de verde, o caminho realmente ressalta os sentidos.

Focada na experiência, senti mais forte o cheiro da mata, ouvi os animais e o barulho da água se mexendo a cada passo, e senti meus pés relaxarem sobre a leve massagem que acontecia enquanto pisava sobre pedras lisas.

No começo a água parece muito gelada, mas aos poucos você vai se acostumando e a experiência é ótima, com a beleza do spa ao redor e da natureza.

Depois, o circuito sugere ao hóspede o banho de lama. Apesar de chamarmos de “banho”, a lama fica disposta em um pequeno recipiente. Ou seja, a gente pega a lama no recipiente em pequenas quantidades e espalha uma fina camada dela sobre o corpo.

Na sequência é preciso ficar exposto no sol, para estimular a renovação celular da pele. Quando perceber que a lama está secando e “repuxando” a pele, é hora de tirá-la do corpo nos chuveiros dispostos ao redor.

De acordo com os especialistas, os sais minerais da lama negra, principalmente os sais de enxofre, atuam de forma antisséptica por não permitir o desenvolvimento de microoganismos como fungos e bactérias. Ao fim do processo você sente a pele bem mais macia e hidratada.

Para complementar o circuito do relaxamento, o hóspede pode ir até o ofurô e a piscina de hidromassagem. Além de relaxar muito e cuidar do corpo, todas as etapas acontecem em um lugar lindo, cercado de árvores e com uma lagoa com carpas.

A melhor parte é que o hóspede não precisa pagar nada para fazer o circuito, o que é uma ótima opção para quem não quiser investir nos procedimentos do spa.

O complexo conta ainda com quadras de futevôlei, tênis, poliesportiva, beach tênis, campo de futebol, piscina de biribol, minigolf, vôlei de areia e footsnooker.

No Lagos de Jurema também é possível pescar e andar de pedalinho. Os valores devem ser consultados no local, pois dependem do número de equipamentos reservados.

Além disso, o lago do pedalinho ganha um show à parte com a revoada das garças durante o pôr do sol. Sem dúvida, um espetáculo da natureza para terminar o dia.

Também é possível assistir shows de dança, teatro e circo no Lagos de Jurema. As atrações, inclusas nas diárias, ocorrem de segunda-feira a sábado, das 21h às 22h.

Nos dois resorts você encontra boutiques com itens básicos para o estilo de hospedagem, como roupa para banho e protetor solar. É ótimo para imprevistos e para quem não consegue ficar sem fazer uma comprinha. Quem curte sauna também pode aproveitar, tanto a seca como a úmida.

Sem dúvida, quem tem criança pode ficar tranquilo porque tem muita opção para entreter os pequenos. Destaco também as atividades para os adolescentes, que nem sempre têm o que fazer nas hospedagens.

Vi uma turminha se divertindo na sala de jogos, com muitos brinquedos eletrônicos. O preço da ficha é R$ 6 e o pacote com 12 fichas fica R$ 60. As salas de jogos funcionam das 10h às 23h.

Os sinuqueiros de plantão e os que gostam de jogar tênis de mesa também podem se entreter com facilidade.

Para os mais aventureiros é possível fazer arborismo na chamada de Floresta de Gnomos, a sete metros de altura e em meio à mata fechada do Lagos de Jurema. O percurso tem 140 metros entre as árvores e alguns obstáculos. A média de tempo para a trilha é de 20 minutos.

Eu me arrisquei na tirolesa. Confesso que a parte mais difícil foi subir a alta escada para poder fazer o percurso. Depois foi só curtir o vento na cara ao longo dos 98 metros de cabo por cima da Lagoa da Mata.

É bem gostoso e tudo muito seguro (por isso fui bem tranquila)! Para participar é preciso agendar horário, ter pelo menos 1,40m e pesar menos de 100 quilos.

Uma dica para quem vai se hospedar nos resorts é garantir o repelente, para evitar picadas, principalmente no fim do dia. Nas piscinas é tranquilo, não percebi mosquitos por lá, mas no lago e nas trilhas senti as mordidas sem dó.

Além disso, há passarinhos por todos os lados. Apesar de ser ótimo ter o canto deles a todo momento, é importante usar chinelo o tempo todo para não pisar nas fezes deles ao sair das piscinas. Tudo é muito limpo, mas pode acontecer e é bom se precaver.

As áreas de lazer dos resorts ficam ainda mais animadas com a equipe de recreação. São várias atividades diárias para entreter os hóspedes, durante o dia e à noite.

Com uma programação bem completa, os pais podem ficar tranquilos enquanto a criançada se diverte com os profissionais.

Infraestrutura

A beleza do Spa Jurema é surpreendente. O lugar tem arquitetura clássica, colunas, uma bela cúpula, escada triunfal e estátua no centro que te fazem olhar para todos os lados, com receio de perder algum dos tantos detalhes.

São oferecidos 39 tipos de procedimentos no local, desde massagens, fangoterapia (feita com lama) e até spas com vinho. Os preços partem de R$ 140 (ofurô por 30 minutos) até R$ 390 (banho perfumado com massagem para duas pessoas, por 1h30min). O spa também tem um bistrô, com bebidas e lanches, e uma lojinha com produtos exclusivos.

Fiz uma drenagem linfática (R$ 195 por 50 minutos) quando estive no spa e foi muito relaxante. Senti que meu corpo desinchou e o procedimento aliviou as leves dores que estava nas pernas por caminhar muito no complexo. A massagem foi feita com uma iluminação aconchegante e música bem tranquila.

Após a drenagem, a massagista me ofereceu um chá e me direcionou para uma sala de descanso. O lugar também foi preparado com uma luz específica, música e espaço para deitar.

Tomei a bebida lentamente enquanto relaxava mais um pouco e aproveitava o espaço. Saindo do spa fui direto para hidromassagem do resort, bem pertinho dali. Diria que saí renovada para mais um dia de trabalho haha.

Para quem tem criança, são várias as opções para facilitar a hospedagem. Além dos locais para brincadeiras, no Lagos há as casas da Jureminha e da Mamadeira, com espaços para preparar mamadeiras e papinhas. No Jardins, a estrutura com entrada exclusiva para mães fica no Baby Room.

Os apaixonados por chimarrão, bebida quente muito consumida no sul do Brasil, tem lugar exclusivo no Lagos de Jurema. O Chimarródromo é um cantinho perfeito para garantir o preparo da bebida.

Bem charmoso e aconchegante, o Empório do Chá é ideal para fazer uma pausa no fim do dia. Nele você pode colher ervas da hortinha e preparar chá quentinho ou gelado. São quase 30 opções para escolher. Se quiser, também dá para comprar e levar as ervas para casa.

Um dos lugares que achei mais interessante, por mostrar o cuidado com os hóspedes, é o Espaço do Chá. Nos dois resorts, essa área conta com filtro de água, cafeteira, chás de saquinho, pia e mesa disponíveis gratuitamente. Então se quiser preparar um chazinho antes de deitar, é só dar uma passadinha por lá.

Quem quiser também tem à disposição, no Jardins de Jurema, uma academia e o Espaço Conectar, para quem precisa de um cantinho para trabalhar durante a estadia.

Para programações corporativas e convenções, o Centro de Eventos do Jardins de Jurema comporta mais de mil pessoas. São dez salas disponíveis e espaço para realização de shows.

É importante dizer também que o hospital mais próximo fica a cerca de 20 quilômetros do complexo. Para eventualidades, o Jurema conta com enfermarias nos dois resorts.

Reservas e preços

É possível fazer as reservas das hospedagens pelas plataformas Zarpo, Hotéis.comBooking, além do próprio site do Jurema Águas Quentes. Cada um oferece suas próprias condições de pagamento – cartão de crédito, transferência e até pix. Vale a pena procurar a data que deseja e pesquisar o melhor valor entre elas.

Os preços das diárias nos resorts variam ao longo do ano, com mais promoções em períodos de baixa demanda. Crianças até 12 anos não pagam, podendo levar até duas por casal.

Ainda para esta alta temporada, encontrei opções de diárias em quarto duplo do complexo, de segunda a quinta-feira, a partir de R$ 1.200. Nesse caso e na maioria das demais reservas, é obrigatório selecionar pelo menos duas diárias.

De sexta-feira a domingo o valor sobe e algumas atividades, como tirolesa e passeio a cavalo, são cobradas dos hóspedes. O espaço permite Day Use, mas não inclui nenhuma alimentação e bebida.

Como mencionei, o complexo trabalha com tarifas de pensão completa: café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar; e petiscos antes do almoço às quartas-feiras e sábados, inclusos no valor da diária. As bebidas, lanches e porções no hotel são pagas à parte.

Também não estão inclusos na diária os procedimentos do spa, jogos, passeios que exigem fichas (cavalo, charrete, carrinho de passeio, pedalinhos, bicicletas, patinetes e jogos eletrônicos) e roupões. O consumo no local pode ser parcelado em até três vezes no momento do checkout.

Quais atividades estão inclusas na diária? Acesso à todas as piscinas termais, banho de lama negra, piscina de hidromassagem e de ofurôs ao ar livre, chás, uso do chimarródromo, casa da mamadeira e recrações monitoradas (brincadeiras, passeios ecológicos, trilhas e jogos esportivos).

Clima: Quando ir para o Jurema Águas Quentes?

Apesar de estar no sul do Brasil, o Jurema Águas Quentes é localizado no centro-oeste do Paraná, região bem mais quente do que a capital Curitiba, no leste, e cidades do sudoeste do estado. Durante a minha hospedagem, por exemplo, houve dois dias em que as temperaturas chegaram a cerca de 30°C.

Além disso, não podemos esquecer das águas quentes do Jurema. Ou seja, mesmo em dias mais frios e de chuva é possível curtir o complexo da mesma forma. Por isso, é indicado ir em qualquer estação ao destino, aí só depende da sua disponibilidade e o que pretende fazer por lá, pois algumas atividades são suspensas em dias de chuva.

*A repórter ficou hospedada no local a convite do Jurema Águas Quentes.


E aí, já tinha ouvido falar do Jurema Águas Quentes? O que achou do complexo? Gostaria de ficar em qual dos dois resorts? Participe nos comentários.

Fonte: Melhores Destinos

Marcações: