Dois golfinhos são vistos nadando pelos canais de Veneza

Equipe de resgate foi chamada para levar os animais de volta ao mar aberto

A natureza volta a se aproveitar do esvaziamento das cidades em razão da pandemia. Nesta segunda-feira (22), dois golfinhos, sendo um adulto e um filhote, foram vistos “turistando” pelo Grande Canal de Veneza por algumas horas. Os animais chamaram atenção do Italiano Luca Folin, que registrou as imagens que circularam o mundo.

Embora a cena chame atenção pelo inusitado, os golfinhos corriam perigo. O Grande Canal é uma área com grande fluxo de embarcações e eles podiam se chocar com uma delas. Uma equipe de resgate composta pela policia militar e a guarda costeira foi acionada para escoltar a dupla de volta para mar aberto. O avistamento de animais como golfinhos na região é algo extremamente raro, tendo em vista que a espécie prefere águas mais profundas onde vivem em grupos mais numerosos.  

A equipe de resgate disse que os golfinhos estavam perdidos e que não conseguiam se orientar em razão de que as paredes dos canais impediam a propagação do som, principal meio de orientação dos animais. A ação da equipe durou cerca de duas horas, enquanto isso os golfinhos puderam se dar ao luxo de nadar na ilha de Giudecca, local que abriga igrejas renascentistas do arquiteto Andrea Palladio, antes de seguirem viagem.

Em 2020, quando a Itália enfrentou seu primeiro lockdown, os canais ficaram limpos e cristalinos como não se via em muitos anos. Na época, chegou a circular um vídeo de outros golfinhos também nadando pelo local, mas posteriormente foi confirmado que o vídeo havia sido gravado no porto de Cagliari, na Sardenha. Hoje a Itália passa pela terceira onda da Covid-19 no país, com mais de 100 mil mortes registradas desde o início da pandemia.

Fonte: Viagem e Turismo