Dois ônibus com imigrantes do Texas chegam à casa da vice-presidente Kamala Harris, em Washington D.C.

O governador Greg Abott, do Texas, confirmou nesta quinta-feira (15)que enviou dois ônibus com imigrantes indocumentados para a residência da vice-presidente Kamala Harris em Washington D.C. A informação publicada no site do governo diz que cerca de 100 pessoas de Cuba, Venezuela, Guiana, Colômbia, Panamá e Nicarágua foram transportadas.

Na na quarta-feira (4), o governador da Flórida, Ron DeSantis, assumiu ter patrocinado dois voos para levar estrangeiros ilegais, todos venezuelanos, de San Antonio, no Texas, para Martha’s Vineyard, em Massachusetts.

“O Texas continuará enviando imigrantes para cidades-santuário (…) até que o presidente Biden e a czar da fronteira, Harris, façam seu trabalho”, disse  Abott. Especula-se que decisão do republicano  foi uma retaliação a comentários feitos pela vice-presidente no programa “Meet the Press” da NBC, no qual ela chamou a fronteira de “segura”.

A chegada dos indivíduos às redondezas da casa de Harris, muitos carregando apenas seus documentos em sacos plásticos, surpreendeu moradores e voluntários. Mais tarde, eles foram levados para uma igreja local, que ofereceu abrigo temporário.

Há cerca de um mês o governador de Abott já havia enviado indivíduos que foram presos ao tentar cruzar a fronteira EUA-México para New York. Ele declarou ter gastado $12 milhões até o momento, para remover indocumentados do seu estado para Washington, D.C., New York e Chicago – cidades autoproclamadas santuários administradas por democratas. 

Após a chegada do imigrantes em Washington, muitos deles confusos sem saber onde estavam, a organização não governamental United Latin American Citizens disse em dois entrevista coletiva que dois dos imigrantes que estavam nos ônibus tiveram que ser hospitalizados ao desembarcarem. Um, era uma pessoa de idade que sofre de diabetes que entrou em choque, e outro era um bebê com problemas de saúde. “Estes são seres humanos, estes são irmãos cristãos”, disse Domingo Garcia, porta-voz da instituição. “Eles estão sendo tratados como carga humana. Acho que é hora de o presidente Biden, o Congresso e o Senado fornecerem ajuda humanitária”. 

Fonte: AcheiUSA