Dois senadores avançam na legalização do DACA e na reativação do “método Trump” nas fronteiras

O senador republicano Thom Tillis, da Carolina do Norte, e a senadora democrata Kyrsten Sinema, do Arizona, chegaram a uma estrutura inicial destinada a reforçar a segurança nas fronteiras e fornecer um caminho para a cidadania de imigrantes indocumentados trazidos para os Estados Unidos quando crianças, disseram fontes à CNN.

Os democratas têm apostado na sessão do pato manco – o período após as eleições intermediárias e antes do início do novo Congresso – para tentar aprovar uma legislação que trate dos destinatários do programa Ação Diferida para Chegadas de Infância da era Obama antes que percam a maioria na Câmara.

Durante meses, Tillis e Sinema – que frequentemente trabalha com os republicanos – estiveram em discussões sobre um acordo que abordaria os beneficiários do programa DACA, bem como os elegíveis para ele, e a segurança nas fronteiras.

The Kyrsten Sinema Watch Party | The New Yorker

Os detalhes ainda não estão finalizados e não há texto legislativo. Também não está claro se haverá apoio suficiente no Senado – pelo menos 60 votos – para fazer avançar a legislação. Assessores do Senado enfatizaram que o quadro é um rascunho. A Casa Branca e a liderança do Senado também não se envolveram nas discussões, disse um dos assessores.

A estrutura do projeto de lei tem pelo menos US$ 25 bilhões a US$ 40 bilhões em fundos de segurança de fronteira, incluindo um aumento salarial para agentes da Patrulha de Fronteira e recursos adicionais para oficiais de Alfândega e Proteção de Fronteiras, de acordo com dois assessores do Senado. Também reforça recursos para acelerar o processamento de requerentes de asilo na fronteira EUA-México, disseram os assessores.

Now-Deleted Tweet From Senator Thom Tillis Confuses His Stance on Protecting the 'Unborn'

Mais notavelmente, a estrutura inclui a extensão de uma controversa política de fronteira da era Trump, conhecida como Título 42 , que permite a expulsão de migrantes encontrados na fronteira sul dos EUA. A autoridade de saúde pública, que foi criada no início da pandemia de coronavírus, deve terminar no final deste mês após uma ordem judicial.

A autoridade permanecerá em vigor por pelo menos um ano, disseram os assessores, enquanto os centros de processamento são montados. Os democratas progressistas se opõem ao Título 42 desde o seu início e provavelmente não apoiarão a legislação para estendê-lo, enquanto os republicanos seniores têm sido claros sobre o desejo de restrições rigorosas nas fronteiras com qualquer reforma da imigração. Os defensores dos imigrantes expressaram otimismo cauteloso sobre o projeto de estrutura na segunda-feira.

“As notícias divulgadas são os contornos de um compromisso. É fundamental que esse processo continue avançando. Sabemos que aqueles que querem ver os Dreamers expulsos de seus empregos e submetidos à deportação tentarão matar qualquer alívio. As pessoas devem ser muito claras: se o Congresso não aprovar a legislação durante o período do pato manco, as consequências serão devastadoras”, disse o presidente da FWD.us, Todd Schulte, em comunicado.

Durante anos, o Congresso tentou e não conseguiu aprovar legislação para fornecer um caminho para a cidadania ou abordar o sistema de imigração. Mas os legisladores democratas esperavam chegar a um acordo com os republicanos para fornecer um caminho para a cidadania para os beneficiários do DACA durante a sessão do pato manco.

O DACA, criado em 2012, pretendia fornecer alívio temporário a imigrantes indocumentados que foram trazidos para os Estados Unidos quando crianças, um grupo frequentemente descrito como “Sonhadores”. Muitos deles já são adultos. Mais recentemente, um tribunal federal de apelações manteve em grande parte uma decisão do tribunal inferior que considerou o programa ilegal e devolveu o caso – renovando a urgência em abordar a população. O presidente do Comitê Judiciário do Senado, Dick Durbin – um democrata de Illinois e defensor de longa data dos Dreamers – disse que apóia a estrutura de Tillis e Sinema.

“Como autor do Dream Act original há mais de 20 anos, aplaudo todos os esforços de boa fé para dar a esses indivíduos merecedores um caminho para a cidadania. Estou em contato com meus colegas e analisarei cuidadosamente a proposta deles”, disse Durbin em um comunicado. “Estou determinado a fazer tudo ao meu alcance para ajudar a entregar um Milagre de Natal para os Sonhadores.”

Nem o escritório do líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, nem o escritório do líder da minoria, Mitchel McConnell, responderam ao pedido da CNN para comentar o projeto de lei ou se ele terá uma votação durante a sessão do pato manco. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, foi questionada sobre o projeto na segunda-feira. Ela respondeu: “O presidente pediu repetidamente ao Congresso que protegesse permanentemente os sonhadores, trabalhadores rurais, trabalhadores essenciais e outros e fornecesse a eles um caminho para a cidadania”. “Estamos empenhados em trabalhar com membros do Congresso de ambo

Fonte: Brazilian Press