Aumento da imigração tem pouco impacto nos salários dos cidadãos dos EUA, conclui estudo

Imagem ilustrativa: Nik Shuliahin, Unsplash.

Um novo estudo da Review of Economic Studies sugere que aumento no número de imigrantes nos Estados Unidos teria pouco impacto no salário dos cidadãos americanos nativos.

De acordo com o estudo  “The Impact of Immigration on Wages, Internal Migration and Welfare” , permitir mais imigração de alta qualificação pode ser prejudicial para alguns trabalhadores altamente qualificados no país, mas desproporcionalmente benéfico para trabalhadores com baixa qualificação.

O pesquisador envolvido no estudo, Suphanit Piyapromdee, do departamento de economia da University College London, quantificou o impacto da imigração em um modelo de equilíbrio espacial. Usando uma estrutura que incorpora características dos trabalhadores e mercados de trabalho locais, Piyapromdee estudou implicações de bem-estar de mudanças no mix de habilidades e número de imigrantes, bem como os efeitos de bem-estar do muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México.

O pesquisador calculou os efeitos salariais, de aluguel e de bem-estar da imigração em diferentes grupos de trabalhadores nas cidades. Piyapromdee também mediu o aumento da renda gerada pelos proprietários, destacando um benefício potencial que muitas vezes não é incluído na análise do bem-estar da imigração.

Por fim, o estudo constatou que uma política que favorece a entrada de imigrantes de alta habilidade leva a ganhos salariais para os nativos, particularmente aqueles com baixa habilidade. Os ganhos salariais médios são de cerca de 4% para nativos pouco qualificados e imigrantes pouco qualificados. Há um pequeno efeito positivo sobre os salários médios de nativos altamente qualificados. Os efeitos adversos sobre os salários, no entanto, concentram-se nos imigrantes com alta qualificação – a perda salarial média é de cerca de 5%.

Embora os aluguéis possam inicialmente aumentar mais proporcionalmente nos destinos populares de imigrantes e compensar alguns dos ganhos salariais dos trabalhadores com baixa qualificação, a migração interna pode igualar os efeitos do aluguel entre os locais. No geral, essa política também reduz a desigualdade local de salário real entre os trabalhadores. 

“Os efeitos adversos estão concentrados nos salários dos imigrantes titulares de altas habilidades, uma vez que estão em concorrência direta com os novos imigrantes habilitados”, disse Piyapromdee. “Mas como esses recém-chegados não são substitutos próximos dos nativos altamente qualificados e, dada alguma complementaridade entre os recém-chegados e os trabalhadores de baixa qualificação, uma política seletiva de habilidades pode levar a maior produtividade e aumentar os salários dos nativos, independentemente de seus níveis de habilidade. No entanto, os ganhos são maiores para nativos pouco qualificados do que altos. Como resultado, essa política pode reduzir a desigualdade local de salário real.”

Os mesmos métodos de pesquisa foram usados ​​adicionalmente para analisar os benefícios potenciais do muro de fronteira proposto pelo presidente Donald Trump entre o México e os Estados Unidos e se esses benefícios compensariam o custo de construção do muro. O estudo constatou que os efeitos sobre salários, aluguel e bem-estar seriam pequenos para os trabalhadores nos quatro estados adjacentes ao México e em outras cidades. Dado o número de trabalhadores, o custo de construção proposto para a fronteira seria de aproximadamente US $ 47 por trabalhador. Os cálculos sugerem que, mesmo que 80% da entrada de imigrantes potencialmente indocumentados fosse removida, os ganhos adicionais em relação à linha de base (o caso sem o muro) seriam de US $ 5 por trabalhador. Esses resultados mostram que os benefícios potenciais do muro de fronteira são consideravelmente mais baixos que o custo estimado de construção.

“Em todos os casos, há um aumento significativo na renda proveniente dos proprietários devido ao aumento da imigração”, disse Piyapromdee. “Um esquema tributário apropriado sobre a renda e os regulamentos de habitação seria uma consideração importante se os formuladores de políticas desejarem redistribuir ganhos ou perdas de maneira mais uniforme”. Com informações da SciTechDaily.

Veja o estudo completo “The Impact of Immigration on Wages, Internal Migration and Welfare”

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Aumento da imigração tem pouco impacto nos salários dos cidadãos dos EUA, conclui estudo apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News