Califórnia pode se tornar o primeiro estado a fornecer assistência médica a indocumentados

Foto: Rich Pedroncelli / Associated Press.

A Califórnia está prestes a se tornar o primeiro estado dos EUA a oferecer assistência médica a parte de imigrantes que estão no país ilegalmente. No caso, pela medida, adultos entre 19 e 25 anos passariam a ter acesso ao Medi-Cal, o programa de seguro de baixa renda do estado.

Os legisladores democratas concordaram no último domingo, 9, em incluir jovens de baixa renda a partir do próximo ano no programa do governo que financia tratamentos médicos e medicamentos a pessoas consideradas pobres ou incapacitadas para o trabalho.

O plano custaria US$ 98 milhões, tem como objetivo fornecer cobertura para cerca de 100 mil pessoas e faz parte do mais recente orçamento do Estado.

De acordo com a proposta, a cobertura de saúde sob o plano orçamentário seria fornecida somente àqueles que se qualificam sob a versão estadual do Medicaid – o programa federal de saúde de baixa renda que foi ampliado pelo presidente Obama.

Quase 100 mil indocumentados se formam em high schools todos os anos nos Estados Unidos

“A Califórnia acredita que a saúde é um direito fundamental”, disse a senadora democrata de Los Angeles, Holly Mitchell, que liderou as negociações orçamentárias.

Segundo o projeto, famílias de quatro pessoas que ganham até $150 mil ao ano poderão ter o direito de receber até $100 por mês para despesas médicas.

Porém, os republicanos criticaram a iniciativa do orçamento alegando que não é justo para com os residentes legais americanos que pagam impostos, custear cuidados de saúde para aqueles que estão no país ilegalmente.

A medida ainda precisa ser aprovada pela Câmara e Senado estaduais e assinada pelo governador democrata do estado. Os legisladores estaduais têm até 15 de junho para aprovar o orçamento de US $ 213 bilhões para o novo ano fiscal que começa em 1º de julho. Com informações da BBC News.

Leia também

Estados Unidos passam a solicitar redes sociais para emissão de visto

Buscas por indocumentados em ônibus Greyhound aumentam, dizem ativistas

O post Califórnia pode se tornar o primeiro estado a fornecer assistência médica a indocumentados apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News