EUA compraram 90% do estoque de remdesivir contra a Covid-19

Remdesivir é usado como antiviral para a covid-19. Foto: Amr Abdallah Dalsh- Reuters.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA informou a compra de praticamente todo o estoque global de remdesivir, um dos medicamentos que deram sinais de serem efetivos para o tratamento de Covid-19, pelos próximos três meses, informou a agência Reuters.

A fabricante Gilead informou na segunda-feira, 29, que concordou em enviar a maior parte de sua produção para o Departamento de Saúde e Serviços Humanos que afirmou ter adquirido as 500 mil doses.

O Departamento tem sido responsável por distribuir o medicamento, e não a fabricante Gilead. A empresa afirmou que não discutiu sua estratégia de abastecimento para países ricos que não sejam os EUA.

O governo Trump adquiriu mais de 500 mil doses, que representa toda da produção da fabricante para julho, e 90% da capacidade de agosto e setembro.

“Na medida do possível, queremos garantir que qualquer paciente americano que precise de remdesivir possa obtê-lo. A gestão Trump está fazendo todo o possível para aprender mais sobre tratamentos para a covid-19 que salvam vidas e garantir ao povo americano o acesso a essas opções”, afirmou Alex Azar, secretário de saúde.

Um tratamento à base de remdesivir utiliza seis doses, em média, e custará oficialmente quase US$ 3.200 (cerca de R$ 17 mil).

O remdesivir é indicado para impedir que certos vírus, inclusive o novo coronavírus, façam cópias de si mesmos, o que pode sobrecarregar o sistema imunológico. Mas acredita-se que antivirais – como o remdesivir – sejam mais eficazes nos estágios iniciais da doença, para os casos em que a doença está mais avançada, os medicamentos mais adequados seriam os imunológicos.

Há expectativa de que a demanda seja alta, já que é um dos poucos tratamentos que mostrou ajudar na recuperação da doença. O remédio não funcionou em testes como tratamento para Ebola.

A Gilead fez parcerias com fabricantes de genéricos na Índia e no Paquistão para produzir o medicamento para 127 países em desenvolvimento. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária afirmou em maio que está em contato com a empresa que fabrica o remdesivir pra acompanhar a evolução dos estudos. O remdesivir não é vendido em farmácias.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post EUA compraram 90% do estoque de remdesivir contra a Covid-19 apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News