Mente milionária, hábitos milionários – Parte 2

Mente milionáriaComeçamos na semana passada a falar sobre a mente milionária. Como prometido, seguem mais hábitos necessários para ter uma “mente milionária”.

4º hábito: Gastar menos, do que você ganha.

Talvez esse seja o hábito mais simples de todos, porém é o mais esquecido pela maioria das pessoas. Alguns especialistas costumam afirmar, que “o segredo para sucesso financeiro não está em quanto você ganha, mas sim em quanto você consegue guardar.

Eu recomendaria você a guardar entre 10% a 20% da sua renda mensal; por isso, compre apenas coisas que você realmente precisa e que estão dentro dos seus limites financeiros. Lembre-se que o 1º passo para se tornar rico é você não gastar mais do que ganha.

Procure manter um padrão de vida abaixo daquilo que você teria condições de pagar, dessa forma você sempre terá dinheiro disponível para investir. Fazendo isso, vai tornar você mais rico do que aqueles que ganham mais do que você, mas gastam tudo o que ganham.

5º hábito: Saber onde o seu dinheiro está investido.

Muita diversificação nos seus investimentos pode se tornar um problema. Por isso, cuidado para não ter dinheiro investido em coisas demais, que você não consegue administrar de forma segura e organizada. E outra coisa, é importante manter um registro de todos os seus investimentos. Então, crie o hábito de manter e conservar um diário financeiro que lista todos os seus investimentos e seus detalhes correspondentes.

6º hábito é: Ter uma reserva para emergências.

Independente do caminho que você vai seguir na sua jornada de investidor, você nunca poderá negligenciar a ideia de manter uma reserva financeira, uma reserva de emergência. Emergências acontecem, você tem que estar preparado quando elas acontecerem. Eu não estou falando necessariamente de problema ou de tragédia. Às vezes a oportunidade de comprar uma coisa que você está precisando, por um preço interessante, pode ser o caso. Pagar à vista as próximas férias pode ser um outro exemplo.

Esse hábito não apenas vai ajudar a lhe aliviar financeiramente em momentos de necessidade, mas também vai evitar preocupações desnecessárias no seu dia-a-dia. A melhor parte de ser rico é conseguir fazer o que você quer e quando você quer. Claro que você só vai poder fazer isso quando tiver o dinheiro suficiente. Mas quanto à reserva de emergência, qual seria o valor razoável para ter guardado? Olha, eu recomendo guardar o equivalente a pelo menos 6 meses de custo do seu padrão de vida.

7º hábito: Envolver a sua família em suas finanças pessoais.

Se você está economizando para a sua família, ou tem o plano de construir uma, sempre dê uma ideia a eles de seu estado financeiro atual. Envolta todos em seus esquemas de poupança e planejamento financeiro. Promover a cooperação e a participação é melhor do que fazer tudo sozinho. Cuidar de perto das suas finanças pessoais é a chave para você ser rico um dia. Eu não estou pregando aqui que você faça retenção de gastos o tempo inteiro, a ponto de viver como um miserável, não é nada disso.

O que eu penso ser uma atitude razoável, é você viver dentro do seu padrão, e poupar para o futuro enquanto você continua desfrutando da sua vida hoje. Ótimo! Agora você já conhece alguns dos hábitos financeiros mais importantes, que toda pessoa deveria saber. Eu sugiro que você pratique esses hábitos financeiros a partir de hoje e comece a construir a sua independência financeira.
De hábito em hábito se constroi uma fortuna…
Uma ótima semana para você!

O post Mente milionária, hábitos milionários – Parte 2 apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News