Onde começam os problemas das pessoas com as finanças? E com o dinheiro?

Você sabe onde começam os problemas das pessoas com as finanças? Com o dinheiro? Começam de conceitos que muitas pessoas ouvem desde cedo mas que não tem fundamento. Por exemplo: “Dinheiro é do mal; Quem ganha muito deve roubar; Dinheiro é sujo; Só enriquece quem faz algo errado”.

Tenho certeza que você já ouviu essas e muitas outras frases parecidas, não foi?

Este conceito de que dinheiro é uma energia ruim tem que ser a primeira coisa que você deve mudar em sua mente. Dinheiro é uma energia maravilhosa! Uma energia que tem o poder de trazer o bem às pessoas, tem o poder de fazer pessoas felizes, tem o poder de mudar uma comunidade inteira! Você se lembra como o Tio Patinhas era feliz??? Brincadeiras à parte, fazer as pazes com o dinheiro e recomecar uma relação de amor com o mesmo, é super importante para o seu futuro financeiro.

Você não tem culpa alguma de não entender sobre dinheiro e riqueza. Não é sua culpa não ter sido ensinado sobre educação financeira.

Por outro lado, é 100% sua responsabilidade aprender sobre dinheiro, riqueza e como se comportar em relação ao dinheiro e à riqueza.

Não é sua culpa não saber de algo, mas é sua responsabilidade descobrir como aprender. Entende a diferença?

Aceitar isso é o primeiro passo para seu amadurecimento financeiro.

Qual a Diferença entre gastar e investir? Para alguns, pode parecer que são sinônimos, pois em ambos os casos trocamos dinheiro por algo.

Já outros podem achar que gastar é ruim e investir é bom, mas não sabem como administrar cada situação.

Antes de explicar a diferença entre esses termos, é essencial entender o que são ativos e o que são passivos.

Ativo é algo que possui valor essencial, onde seu valor aumenta ao longo do tempo e ainda gera fluxo de caixa. Em outras palavras, trata-se de um bem que se valoriza e que, muitas vezes, fornece uma renda mensal.

Como exemplo de um ativo, podemos pensar num apartamento ou uma casa que foi comprada com intuito de ser alugada. Além da valorização do imóvel com o passar do tempo, você ainda recebe uma renda mensal referente ao aluguel.

Já o passivo é algo que possui um valor diferente pois seu valor diminui ao longo do tempo e, via de regra, consome seu tempo, energia e dinheiro.

Um exemplo bem comum é o automóvel. Assim que sai da concessionária, já sofre desvalorização. Além disso, gera altas despesas mensais (combustível, manutenção, impostos, seguro…) e ainda consome seu tempo (durante as manutenções) e energia (quando dá algum problema).

Então imóvel é um investimento, carro é um gasto.

Procurar Educação Financeira é o primeiro passo para você entender melhor como trazer abundância para sua vida. Ter as rédeas do seu dinheiro, saber exatamente para onde ele está indo é o segundo passo na sua independência financeira.

E neste caso, quem te ajuda é a construção de um orçamento.

Muito se escreve a respeito de Finanças; existem inúmeros blogs e canais de Finanças, hoje em dia, até dirigindo você pode plugar em um podcast financeiro ou até mesmo um vídeo do YouTube. A verdade é que não há mais espaço para desculpas… Se até hoje você não teve oportunidade de aprender sobre dinheiro, não teve a oportunidade de mudar a sua mentalidade em relação a isso, a hora é agora! Eu mesmo tenho um webinário semanal que você pode procurar e assistir.

Não existe tempo melhor do que hoje! Uma ótima semana para todos!!!

 

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Onde começam os problemas das pessoas com as finanças? E com o dinheiro? apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News