Planejamento financeiro, como fazer?

Hoje eu queria falar de uma regra simples que se bem executada pode mudar a sua vida financeira.

Despesas pessoais são a base de um futuro financeiro saudável, mas muitas vezes as pessoas têm dificuldade em saber como começar a organização de suas finanças. Se você se sente assim, acredite, você não está sozinho. Mais de 80% das pessoas tem o mesmo problema.

Já conversamos em colunas anteriores sobre a importância de se criar um orçamento; tudo realmente começa aí… Mas e depois? Quais são os passos para se ter um vida financeira mais organizada, mais próspera,mais alinhada com tudo aquilo que sonhamos?

Como saber o quanto poupar para cada categoria pode ser uma boa resposta.

Se você sente dificuldades em fazer o seu dinheiro cobrir todas as suas despesas mensais e também a sua reserva de emergência e investimentos, esta dica da semana pode te ajudar a organizar melhor os seus gastos:

A ideia é dividir os seus gastos em 3 grupos e separar um percentual da sua renda mensal para cobrir cada um destes grupos.

50% – GASTOS ESSENCIAIS

Aqui você inclui todas as despesas necessárias para você se manter no dia-a-dia: Aluguel, energia elétrica, luz, gás, telefone, transporte, alimentação, saúde, etc. Tudo que for essencial você e sua família e que não pode ser cortado ou cancelado.

15% – PRIORIDADES FINANCEIRAS

Este item depende de como você está em relação ao seu dinheiro: Está endividado? Então sua prioridade financeira precisa ser zerar esta dívida.

Não tem dívidas, mas não fez ainda a sua reserva de emergência? Então sua prioridade é poupar para ter um valor guardado que lhe permita passar por imprevistos sem recorrer a empréstimos.

Já tem sua reserva de emergência? Então você está livre para aplicar este valor em investimentos.

35% – MANTER SEUS GOSTOS E LAZER

Depois de fazer o seu dever de casa e destinar os percentuais dos outros grupos, agora você está livre para gastar com o que quiser e aproveitar todo o conforto e prazer que seu dinheiro pode te proporcionar sem culpa por não ter coberto suas despesas mais importantes.

Neste item de despesas inclua todas aquelas compras que podem (e devem) ser cortadas em momentos de crise. Academia, TV por assinatura, gastos com aplicativos de entrega de comida, saídas , etc.

Essa regra realmente é extremamente simples, e se bem aplicada, tem o poder de mudar completamente o resultado e a performance das suas economias.

Seguindo essa regra, sua vida financeira vai ficar muito mais organizada e fácil de ser administrada.

Não se esqueça de utilizar o seu orçamento para estar sempre no topo de tudo que acontece com seu dinheiro.

As rédeas estão em suas mãos!

Vamos começar?

Faça um planejamento e teste essa regra ainda este mês. Lembre-se que postergar é um dos piores inimigos de uma vida financeira saudável.

Uma semana de muita produtividade para todos.

O post Planejamento financeiro, como fazer? apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News