Prefeito de Kissimmee aposta na retomada do turismo de brasileiros: “Sigam vindo à Flórida”

Jornalista Daniel Galvão entrevista Jose Alvarez,, prefeito de Kissimmee (FL). Imagem: GN.

Otimismo com a recuperação econômica da região e da Flórida, sem perder de vista a dura realidade provocada pela pandemia do novo coronavírus nestes primeiros seis meses de 2020. Esse é o resumo da entrevista concedida pelo prefeito de Kissimmee, Jose Alvarez, na semana passada, e que expressa o misto de sentimentos do Governo da cidade da Disney ao enfrentar este tempo de crise.

De acordo com o prefeito, o aumento dos números de contaminação na Flórida tem a ver, sobretudo, com a falta de observância de medidas protetivas pelos jovens, como uso de máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações. “Nosso trabalho agora é seguir assegurando-nos de proteger a vida de nossa comunidade e também a nossos negócios para que possam seguir crescendo”, resumiu Alvarez.

O prefeito ressaltou ainda que durante a fase 1 de reabertura do Estado, com apenas uma certa porcentagem de pessoas que podiam entrar em certos tipos de empresas, os números da pandemia estavam mais controlados. Mas, a partir do momento em que o governador, Ron de Santis, autorizou a fase 2, os restaurantes passaram a abrir com 50% de ocupação, assim como as lojas, bares, academias, cinemas.

“E o que aconteceu? A juventude que estava entediada em casa saiu e os números voltaram a crescer diariamente, com mais de 150 novos casos por dia em nosso condado”, explicou. Ainda segundo Jose Alvarez, o objetivo do Governo agora é ajudar a economia a voltar a crescer, preservando a saúde das pessoas. Mas, para isso é preciso a colaboração, sobretudo, dos mais jovens.

“O que temos feito é pedir à nossa juventude que por favor pense no que está fazendo. Os jovens estão testando positivo, mas como eles tem o nível de saúde mais forte, eles não desenvolvem a doença. Mas quando voltam às suas casas contaminam seus pais, seus avós”, definiu.

O prefeito seguiu dizendo que o desafio é prevenir o aumento no número de doentes em Osceola e na Flórida, sem afetar os negócios que voltaram a reabrir e crescer novamente. “Se as pessoas se ajudam observando as orientações, podemos controlar os números. E infelizmente se os números continuarem crescendo assim, em dois meses nós seremos como Nova Iorque e é isso que não queremos que aconteça”.

Apoio aos pequenos negócios

Aliás, Alvarez frisou que, entre as medidas adotadas pelas autoridades para auxiliar às pequenas empresas, que mais tem sofrido com os efeitos econômicos da pandemia, ele disse que o Governo de Kissimmee ofereceu ajuda utilizando recursos de um fundo federal destinado a pessoas carentes.

“Pedimos autorização para podermos usar este fundo de forma diferente de como usávamos antes. Foram mais de $226 mil. Mais da metade deste valor usamos para o auxílio no pagamento de aluguéis e a outra metade destinamos aos pequenos negócios”, explicou.

Neste caso, o Governo criou um grupo de trabalho chamado micro businness e qualificou negócios de 5 pessoas ou menos para receberem até $5 mil, e empresas maiores, com 6 a 70 empregados, em até $10 mil. Na semana passada, o governador tinha mais de $1.2 bilhão do Governo Federal para ajudar a condados que não reuniam critérios para receber fundos específicos, como ter mais de 500 mil habitantes. Agora a notícia é que Osceola vai receber mais de $60 milhões do Estado.

“Brasileiros são bem-vindos”

Falando especificamente aos brasileiros, Jose Alvarez reconheceu a importância da comunidade para a economia de Kissimmee e da Flórida e que hoje também enfrentam dificuldades por conta da pandemia. “Muitos negócios que temos aqui são de brasileiros. São empresas que estavam olhando para o crescimento que vinhamos tendo, até que tudo infelizmente tudo parou”, destacou.

De acordo com o prefeito, seu maior temor é que o aumento no número de casos de Covid-19 possa afetar a velocidade da retomada da economia. Contudo, ele fez questão de frisar que Kissimmee e Osceola County tem seus braços abertos para os brasileiros que desejem viver e empreender na região. “Estamos aqui para ajudar a fazer crescer a economia como sempre tivemos”.

Alvarez aposta suas fichas no turismo – maior força econômica do Estado.

O prefeito disse, inclusive, que por isso que ‘como Governo sofremos tanto’. Mas, ele prosseguiu. “Temos tanto para oferecer que sabemos que, quando pudermos controlar esta pandemia, e claro isso só será possível com a ajuda de todos, nosso turismo vai voltar a ser o dobro do que tínhamos antes. Estou bem confiante nisso”.

Jose Alvarez incentivou aos investidores e empresários a seguirem trabalhando com a Flórida. “Em especial, Osceola e Kissimmee, continuam sendo um bom lugar para visitar e investir. A todos os meus irmãos brasileiros peço que sigam vindo à Florida. Estamos de braços abertos para vocês e temos muitas oportunidades de crescimento para seus negócios, família. Este é um lugar que todos gostam de vir”, argumentou.

Alvarez concluiu lembrando da maior atração turística localizada na cidade e amada pelos brasileiros. “Temos a Disney, que é o quintal da nossa casa, e temos tantos empresários brasileiros aqui, com bons restaurantes, bons hotéis e casas de férias. As oportunidades estão aqui e vão seguir estando. O que precisamos agora é trabalhar com muito cuidado assegurando que estamos cuidando uns dos outros”, resumiu, lembrando ser possível investir no mercado imobiliário americano e em franquias mesmo estando no Brasil.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Prefeito de Kissimmee aposta na retomada do turismo de brasileiros: “Sigam vindo à Flórida” apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News