Senado aprova novo pacote econômico de US$ 484 bilhões

Foto: Alex Brandon/AP Photo

O Senado dos Estados Unidos aprovou na terça-feira, 21, por unanimidade um novo pacote econômico de US $ 484 bilhões. Parte dos novos benefícios irão destinar verba para o financiamento de empréstimos a pequenas empresas, para ajuda adicional aos governos estaduais e locais, e serão estendidos aos hospitais atingidos pela pandemia de coronavírus. A medida segue para a Câmara dos Deputados para aprovação, ainda esta semana.

O pacote foi aprovado por voto oral pelos poucos senadores presentes na câmara quase vazia, mas foi fruto de acordo costurado durante dias entre os líderes do Congresso e a Casa Branca.

Anteriormente, Washington havia concedido quase US $ 350 bilhões em empréstimos a pequenas empresas impactadas pelas consequências econômicas do coronavírus, que podem se transformar em doações se certos requisitos forem atendidos. Esse fundo de financiamento foi rapidamente esgotado por empresas maiores e as pequenas empresas cobraram mais atenção do governo.

Para reduzir o risco de grandes empresas obterem a maior parte dos empréstimos, US $ 125 bilhões irão para empresas familiares e/ou administradas por minorias, de acordo com o líder democrata do Senado, Chuck Schumer.

Espera-se que a Câmara vote na quinta-feira, 23, essa que é a quarta medida econômica provisória em resposta ao coronavírus. Em conjunto, as quatro medidas somam cerca de US $ 3 trilhões em ajuda financeira desde o mês passado para enfrentar uma crise que até a quarta-feira, 22, já tinha matado mais de 45.000 americanos.

Observando a “linha do tempo do acidente” para aprovar o projeto, o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, republicano, disse que era necessário durante “tempos sem precedentes para todo o país”.

O acordo inclui US $ 321 bilhões para um programa de empréstimos para pequenas empresas, US $ 60 bilhões para um programa separado de empréstimos para desastres de emergência – também para pequenas empresas -, além de US $ 75 bilhões para hospitais e US $ 25 bilhões para testes nacionais de coronavírus.

O post Senado aprova novo pacote econômico de US$ 484 bilhões apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News