Terceira cidade da Flórida tem dados roubados por hackers

Uma terceira cidade da Flórida acaba de autorizar pagamento de mais de US $ 426 mil dólares a hackers que roubaram dados dos sistemas de computador – o último de uma tendência crescente que tem forçado os governos locais a ficarem offline.

Autoridades de Lake City, no condado de Columbia (FL), concordaram na terça-feira, 25, em pagar 42 bitcoins, cerca de US $ 426.000, a hackers que roubaram os sistemas de computadores da cidade em 10 de junho, encerrando um impasse de 15 dias.

Lake City é a terceira cidade da Flórida a sofrer um ataque virtual de hackers em menos de um mês. Em 19 de junho, autoridades de Riviera Beach votaram para pagar o resgate solicitado de 65 bitcoins, perto de US $ 600.000, para hackers que desativaram os serviços online da cidade no final de maio.

Cidade da Flórida aceita pagar US$ 600 mil em bitcoins para hackers

Outra cidade com o mesmo problema foi Key Biscayne Village, que relatou uma violação de dados no início desta semana.

A polícia de Lake City disse que a cidade pagou uma franquia de US $ 10.000 para sua companhia de seguros, que cobrirá o restante do resgate. Em comunicado, a cidade chamou o ataque de “ameaça tripla”, pois afetou a rede da cidade de três maneiras diferentes e retirou sistemas de e-mail, telefones fixos e pagamentos com cartão de crédito online.

Ataques cibernéticos a computadores de governo estão crescendo

Antes dos ataques a Lake City e Riviera Beach, houve pelo menos 22 relatos de violações de redes do setor público espalhados pelo país em 2019, informou a CNN em maio.

Investidores hipotecam casa para comprar “bitcoin” nos EUA

Ataques de ransomware aumentaram desde 2016, sequestrando os sistemas de computadores de entidades governamentais como cidades, departamentos de polícia e escolas. É um tipo único de ataque cibernético: os hackers criptografam todos os arquivos nos sistemas e exigem pagamento, geralmente em bitcoin, para restaurá-los.

Cidades populosas como Baltimore, Albany e Atlanta sofreram ataques de ransomware que os forçaram a executar serviços municipais manualmente.

A recuperação completa dos sistemas de uma cidade pode levar até várias semanas e custar às cidades milhões a mais do que o resgate acordado – um ciberataque combinado entre Atlanta e Newark custou mais de US $ 30 milhões em danos.

O post Terceira cidade da Flórida tem dados roubados por hackers apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News