Em livro, Obama responsabiliza Congresso pelas deportações massivas durante seu governo

O ex-presidente Barack Obama está prestes a se tornar o autor mais vendido do ano nos EUA com o livro “Uma Terra Prometida”, A Promised Land, lançado em todo o país nesta quarta-feira (18) em 19 idiomas, incluindo o português.

No livro, Obama responsabiliza o Congresso pela crítica política que é feita às deportações massivas de imigrantes durante seu governo.

O ex-presidente defende sua “decisão estratégica” que consistiu em ganhar tempo para realizar a reforma da imigratória. “O problema é que essa reforma nunca veio”, explica Obama no livro. Segundo ele “o ambiente político hostil impediu que fosse a reforma planejada por ele fosse promovida”.

“Minha equipe e eu tomamos a decisão estratégica de não tentar reverter imediatamente as políticas que herdamos, principalmente porque não queríamos dar munição aos críticos que argumentavam que os Democratas não estavam dispostos a fazer cumprir as leis de imigração existentes”, explica ele.

“Com a economia em crise e a perda de empregos americanos, poucos no Congresso tinham apetite para enfrentar uma questão candente como a imigração”, escreve Obama em suas memórias.

A crescente frustração da sociedade civil latina e dos defensores dos imigrantes levaria o ex-presidente a implementar em 2012 o (DACA), que atualmete protege mais de 650 mil jovens indocumentados da deportação.

O livro só se refere a Trump no prefácio, quando admite que o seu sucessor representa algo “diametralmente” contrário a ele, mas argumenta que o seu populismo já estava presente nas eleições de 2008 que ele venceu, especialmente nos comícios lotados da candidata Republicana à vice-presidência, Sarah Palin.

“Mensagens sobre políticas de identidade, anti-imigração e conspirações já estavam a ganhar força”, escreveu Obama.

O livro gerou grande expectativa nos EUA, onde foram impressos 3,4 milhões de exemplares além de outros 2,5 milhões para o mercado internacional. A expectativa é que a publicação supere os recordes de vendas do clássico de J. K. Rowling, Harry Potter.

The post Em livro, Obama responsabiliza Congresso pelas deportações massivas durante seu governo first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA