Empresa Greyhound pagará indenização milionária por permitir batidas em seus ônibus pela imigração

A Greyhound Lines Inc. vai pagar US $ 2,2 milhões para resolver uma ação judicial sobre a prática de permitir que os agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA embarquem em seus ônibus no estado de Washington para fazer batidas da imigração sem um mandado, disse o procurador-geral do estado na segunda-feira.

O dinheiro será restituição aos passageiros que foram detidos, presos ou deportados depois que agentes de imigração embarcaram em ônibus no Centro Intermodal de Spokane. O valor que cada pessoa receberá dependerá do número de reclamações e da gravidade dos danos sofridos devido à conduta da Greyhound, disse Ferguson.

“A Greyhound tem uma obrigação para com seus clientes, uma obrigação que não pode ser deixada de lado para que os agentes de imigração possam conduzir expedições de pesca a bordo de seus ônibus”, disse Ferguson em um comunicado à imprensa.

A Greyhound, com sede em Dallas, emitiu um breve comunicado, dizendo que estava satisfeita com o negócio.

“Ao aceitar o decreto de consentimento, comunicaremos de forma mais ampla aos nossos clientes as políticas e procedimentos que já temos para servir aos cidadãos do Estado de Washington”, disse a empresa de ônibus.

O acordo foi apresentado no Tribunal Superior do Condado de Spokane na segunda-feira, dia em que o julgamento estava programado para começar.

“Meu escritório insistiu primeiro que a Greyhound fizesse essas reformas corporativas em 2019”, disse Ferguson. “Se a Greyhound tivesse simplesmente concordado com nosso pedido razoável, eles teriam evitado um processo”, acrescentou o promotor.

De acordo com o contrato, a Greyhound também deve:

– Criar uma política corporativa que negue aos agentes de imigração a permissão para embarcar em seus ônibus no estado de Washington sem um mandado ou suspeita razoável.

– Emitir uma declaração pública, em inglês e espanhol, esclarecendo que a Greyhound não permite que os oficiais da imigração embarquem em seus ônibus sem um mandado ou suspeita razoável.

– Afixar adesivos na porta da frente de seus ônibus ou próximo a elas, afirmando que você não concorda com o embarque de oficiais de imigração em seus ônibus sem um mandado ou suspeita razoável.

A ação foi movida no ano passado, alegando que a Greyhound permitia varreduras a bordo de seus ônibus desde pelo menos 2013. A empresa reconheceu publicamente a prática em 2018.

“Durante as batidas, hispânicos e outros passageiros negros foram submetidos a interrogatórios invasivos por agentes federais armados e muitas vezes foram obrigados a descer do ônibus”, disse Ferguson. “Os agentes de imigração às vezes detinham ou prendiam passageiros”, acrescentou.

Durante anos, a Greyhound sustentou que era legalmente obrigada a permitir que agentes da Patrulha de Fronteira embarcassem em seus ônibus. Mas um memorando emitido pelo ex-chefe da patrulha de fronteira Carla Provost confirmou a afirmação de Ferguson de que os agentes só podem conduzir batidas de imigração sem mandado a bordo de ônibus com o consentimento do proprietário ou dos funcionários da empresa.

 

Fonte: Brazilian Press