Pular para o conteúdo

Empresa planeja construir linha de trem de Porto Alegre a Gramado – projeto já está com o governo!

Que tal desembarcar do avião em Porto Alegre e seguir para Gramado em um trem expresso, que chegue em menos de uma hora? Em alguns anos isso poderá ser realidade! As empresas RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia, BF Capital e SulTrens elaboraram a proposta de uma nova linha férrea, ligando a capital à Serra Gaúcha.

A iniciativa do novo trem foi iniciada há dois anos e nessa semana as empresas concluíram o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que foi entregue ao Governo do Estado.

O projeto traz detalhes dos impactos das obras do percurso de 84 quilômetros da ferrovia. Assim que o governo gaúcho der o aval, as empresas responsáveis precisam de licenças ambientais para desenvolver o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), que irá apontar, por exemplo, o detalhamento dos custos e impactos ambientais das obras.

Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e aproveite as melhores ofertas de hotéis e passagens áreas.

Trem Porto Alegre – Gramado

Se tudo der certo, a expectativa é que o novo trem comece a operar em 2031, sendo o meio de transporte mais rápido a percorrer o trecho entre o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e Gramado, em comparação a quem viaja de carro ou ônibus.

O aeroporto gaúcho é a principal porta de entrada para quem vem de outros estados e quer visitar esse famoso destino turístico da Serra Gaúcha. De carro, o trajeto costuma ser feito em cerca de duas horas. Mas, de trem, esse tempo promete cair, com a viagem sendo feita em menos de uma hora.

De acordo com o projeto, o trem poderá levar até 250 passageiros por vez, a uma velocidade de 130km/h. A ideia é que ele faça viagens das 7h às 22h, com intervalos de uma hora (das 7h às 9h) e de 30 minutos (a partir das 10h). Além de levar os passageiros, o trem poderá ser usado como transporte de carga no fim de noite e de madrugada, se viável.

Dos três traçados estudados, o caminho escolhido começa no Aeroporto Salgado Filho, passando por Canoas, Esteio, São Leopoldo, Parobé, Araricá, Nova Hartz e Santa Maria do Herval, até chegar Gramado. A princípio, a ideia é que o trem não faça paradas, mas isso pode mudar dependendo dos estudos complementares.

*com informações do site Zero Hora.

Fonte: Melhores Destinos