Encontro de Turismo destaca raízes originárias de Búzios (RJ)

Etyla Mariely

Encontro de Turismo ressalta as raízes originárias de Búzios como estímulo à retomada turística

Encontro de Turismo ressalta as raízes originárias de Búzios como estímulo à retomada turística

O 8° Encontro de Turismo Raízes “A Recuperação Turística”, que ocorreu no dia 27 de outubro em uma embarcação de madeira recém chegada da Bahia, foi marcado pelo resgate das origens quilombolas da vila de pescadores. O evento contou com cardápio à moda quilombola, manifestações culturais e artísticas como performances realizadas pelo grupo do Quilombo da Baía Formosa, além de decoração originária com obras do artista Matheus Pereira da Galeria Ubá, que retratavam personagens quilombolas.

O presidente, José Ricardo Bemquerer, e a liderança e ex-presidente do quilombo, Elizabeth Fernandes, fizeram uma apresentação carregada de história e simbologia. “Surgiram algumas parcerias com empresários locais para a valorização do Turismo étnico, feito para a comunidade, e que conta nossa história desde a chegada dos escravos em Búzios”, afirma Elizabeth.

Segundo o idealizador do encontro, Guilherme Guimarães, “para esta edição antropológica – Raízes: A Recuperação Turística – o formato foi mais intimista e incorporou a personalidade buziana marcadamente originária com os ‘pés descalços’, simplicidade pescadora e energia quilombola, resgatamos as peculiaridades da península e através de debates construtivos com foco na recuperação turística. E com um significado especial para todos embarcados, afinal, este foi o berço onde o encontro foi concebido há cinco anos”.

O subsecretário de administração da Prefeitura de Armação dos Búzios, Maycon Siqueira, comentou que é um bom momento para acontecer o Encontro Turismo, a fim de estimular a retomada da economia e o Turismo. “Búzios tem muita história e muita cultura, tenho certeza de que a partir de agora vamos dar mais valor e representatividade a tudo isso”, finaliza.

Fonte: PANROTAS