Entenda o novo plano de Imigração anunciado por Joe Biden na Cúpula das Américas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seus colegas do Hemisfério Ocidental lançaram nesta sexta-feira um novo conjunto de medidas para enfrentar a crise migratória regional em uma tentativa de salvar a dividida Cúpula das Américas. Assessores de Biden elogiaram a declaração de imigração como uma pedra angular da Cúpula das Américas sediada pelos Estados Unidos, e 20 países se uniram para divulgar o plano – embora muitos outros tenham recusado.

Encerrando o último dia da cúpula, a Casa Branca promoveu uma série de imigrante Programas acordados pelos países do Hemisfério e pela Espanha, que participaram como observadores, e que prometeram um enfoque mais colaborativo. Mas os analistas estavam céticos de que as promessas seriam significativas o suficiente para fazer muita diferença. Isso inclui um compromisso dos Estados Unidos e do Canadá de receber mais trabalhadores convidados, fornecer caminhos para pessoas de países pobres trabalharem em países mais ricos e outros países concordam com mais proteções para imigrantes. O México também aceitará mais trabalhadores da América Central, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

“Estamos mudando nossa abordagem para gerenciar a imigração nas Américas”, disse Biden. “Cada um de nós assina compromissos que reconhecem os desafios que todos compartilhamos.” As bandeiras de 20 países, muito menos do que o número que participou da cúpula, foram decoradas no palco onde Biden liderou o lançamento. Mas esse número não foi alcançado até dias após a pressão americana. Foi outro sinal das tensões que marcaram a cúpula, minando os esforços de Biden para reafirmar a liderança americana e combater a crescente pegada econômica da China na região. Esta mensagem foi ofuscada por um boicote de vários líderes, incluindo o presidente do México, em protesto contra a exclusão de Washington dos oponentes de esquerda dos EUA, Cuba, Venezuela e Nicarágua. A programação foi reduzida para 21 chefes de estado e de governo visitantes.

O governo, que enfrenta um fluxo recorde de imigrantes ilegais em sua fronteira sul, prometeu centenas de milhões de dólares para ajudar os imigrantes venezuelanos, renovou os procedimentos de vistos familiares para cubanos e haitianos e facilitou a contratação de trabalhadores centro-americanos. Consulte Mais informação O anúncio veio como parte da revelação do acordo liderado pelos EUA apelidado de “Declaração de Los Angeles”, que visa espalhar a responsabilidade por toda a região para conter o problema da imigração. O plano culmina em uma cúpula destinada a restabelecer a influência americana entre seus vizinhos do sul, após anos de relativa negligência sob o ex-presidente Donald Trump. Biden propôs uma parceria econômica para ajudar a região a se recuperar da pandemia – embora o trabalho pareça estar em andamento.

Mas quando a cúpula foi aberta na quinta-feira, líderes da Argentina e do pequeno Belize repreenderam Biden pela lista de convidados, destacando o desafio que a superpotência global enfrenta para recuperar seu lugar entre seus vizinhos mais pobres. Na sexta-feira, Chile, Bolívia, Bahamas, Santa Lúcia, Barbados e Antígua e Barbuda se juntaram, embora Biden não estivesse presente. “Ninguém deve descartar outro país”, disse do pódio o ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, que substituiu o presidente Andrés Manuel López Obrador.

Fonte: Brazilian Press