Escola de Palm Beach lança programa inédito para ensinar idioma crioulo a alunos do jardim de infância

Com cerca de dez mil alunos com descendência haitiana, a Rolling Green Elementary School, em Boynton Beach, iniciou um programa para ensinar às crianças a língua dos seus pais.  Por meio do Haitian Creole Dual Language Program, os estudantes do kindergarten (jardim de infância na tradução livre em português) têm aulas nos dois idiomas: inglês e crioulo. A iniciativa é a primeira em todo  o estado da Flórida e a segunda no país. “A comunidade queria algo assim, então poder dar isso a eles é algo que nos orgulhamos”, disse o diretor Allyson Manning. Segundo Manning, cerca de 60% do total de alunos da escola é de família imigrante do país caribenho. 

O diretor afirma que a maioria deles entende bem o idioma, mas não sabe falar com fluência. Com professores bilíngues e treinados, o programa, de acordo com o diretor, tem ajudado a romper uma barreira entre as crianças nascidas nos EUA ou trazidas muito novas, e seus familiares que não dominam o língua americana.

“Muitos pais dizem que antes não conseguiam ajudar suas crianças com o dever de casa. Agora, eles chegam da escola e tentam aprender coisas em sua língua nativa”, disse.

O Haitian Creole Dual Language Program dá preferência aos estudantes da Rolling Green Elementary, mas outras crianças matriculadas em jardins de infância da região também podem participar. Para saber mais informaçõesclique aqui.

Fonte: AcheiUSA