Espanha em estado de emergência: atrações fechadas e cruzeiros proibidos

As coisas aqui na Espanha estão acontecendo na velocidade dos contágios por coronavírus esta semana. Desde a última vez que postei sobre a situação aqui no blog, meros três dias atrás, o país passou por uma reviravolta. Diante dos 4209 casos confirmados (cerca de mil a mais do que ontem!), e do fato da OMS ter declarado a Europa como centro mundial da pandemia, o presidente Pedro Sánchez decretou o “estado de alarma” (estado de emergência), que deverá ser aprovado amanhã pelo Conselho de Ministros e durar pelo menos 15 dias.

Para ter atualizações diárias, me segue lá no Instagram @drisetti!

O “estado de alarma” pode ser acionado em casos de catástrofes e calamidades, como terremotos, inundações gravíssimas, além de crises de saúde (como é o caso), interrupção de serviços básicos aos cidadãos, entre outros motivos de peso – a última vez foi na greve dos controladores aéreos, em 2010. O que isso significa? Que, a partir de agora, o governo central espanhol tem poder para tomar medidas drásticas, como limitar a circulação de pessoas pelo país, intervir nas indústrias e racionar o consumo de bens de primeira necessidade, entre outras.

Por enquanto, poucas cidades estão realmente isoladas e com acesso controlado pela polícia. É o caso de Igualada e mais três cidadezinhas vizinhas, perto de Barcelona, onde 49 pessoas foram subitamente contagiadas – entre elas 33 médicos de um mesmo hospital! Na região de Múrcia, ao sul do país, alguns municípios litorâneos também acabam de ser fechados, após a chegada de milhares de madrilenos, que aproveitaram a quarentena para tirar umas férias na praia (Madri é o foco da epidemia no país, com metade dos casos). Mas, a partir de amanhã, é possível que haja restrições em outros lugares ou até em todo o território espanhol (como aconteceu na Itália).

Outras novidades importantes, e que afetam diretamente os viajantes

  • Todos os museus, cinemas, teatros e outras atrações estão fechados em Madri, Catalunha (portanto, em Barcelona), Valência, País Basco e outras regiões do país. Nos próximos dias, é provável que outras zonas da Espanha tomem as mesmas medidas.
  • Todos os bares e restaurantes estão fechados em Madri e Valência. Na Catalunha, esta medida ainda está sendo discutida.
  • Ainda não há restrição de circulação de pessoas entre as regiões da Espanha. Mas muitos voos estão sendo cancelados.
  • Todos os cruzeiros estão proibidos de atracar na Espanha até dia 26 de março pelo menos.
  • Mais de 80 países restringem ou proíbem a entrada de pessoas vindo da Espanha (no Brasil, o governo recomenda o isolamento de 7 dias que quem chega do exterior, uma medida totalmente inútil, já que o período de incubação é de 14 dias).

Como está o clima em Barcelona, onde vivo

Até poucos dias atrás, o coronavírus parecia algo distante, apesar do monotema na imprensa e nas rodas de amigos. As escolas estavam funcionando, as atrações estavam abertas, as pessoas estavam frequentando bares e restaurantes e os supermercados tinham as estantes cheias. No começo da semana, eventos (como festas de amigos) começaram a ser cancelados. Com a suspensão das aulas, ontem, o clima pesou mais e, hoje – sexta-feira 13 –, a sensação é de que a neura atingiu o seu ponto máximo com a declaração do estado de alarme. Acabo de voltar do principal supermercado do bairro, onde encontrei um cenário de guerra, com prateleiras vazias. Mas, passando por outras lojinhas e pelo mercadão público (onde a situação era praticamente normal), consegui me abastecer para os próximos dias. Vinho não está em falta. E o Netflix está aí para o que der e vier.

Fonte: Viagem e Turismo