Especialistas alertam para golpes comuns em compras online na Black Friday

A Black Friday é oficialmente na sexta-feira pós-Thanksgiving, mas as milhares de ofertas em lojas americanas, físicas e on-line, começaram faz tempo. A Cyber Monday, que acontece na segunda-feira (28), também é repleta de descontos imperdíveis. Esta época do ano é também a favorita dos golpistas de plantão.

Especialistas alertam sobre alguns itens de segurança que devem ser observados nas compras online. Uma dica preciosa é não utilizar o cartão de débito, somente o cartão de crédito. “Para evitar ter os dados do cartão de crédito clonados ou cair em algum tipo de golpe, não compre em sites desconhecidos. Somente nos que tenham verificação”, alerta o diretor da empresa Credit.com, Adam Levin. “Sempre é bom lembrar que esta é a época do ano preferidas dos golpistas de plantão”, completou.

Muito cuidado com sites falsos de lojas conhecidas, como Macys, Amazon e Best Buy. Os golpistas colocam uma letra a mais no endereço eletrônico, fique atento.

Outro golpe, é um e-mail avisando sobre problemas com a entrega de alguma mercadoria. Quando o comprador clica para atualizar alguma informação, já caiu no esquema.

E, ainda, fique atento aos gift cards, se estão devidamente lacrados e se não há nenhum dano, porque quando você ativa, pode também ter os dados furtados.

A representante do Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida, Nikki Fred, divulgou algumas dicas importantes na hora de comprar pela internet.

1 – Verifique se o site é seguro. Antes de colocar as informações do seu cartão de crédito ou bancárias, verifique se o site começa com https. O “s” significa seguro e quer dizer que suas informações não serão retransmitidas.

2 – Pague com cartão de crédito e não de débito. O cartão de crédito dá mais proteções ao consumidor no caso de fraude. A lei permite que o usuário questione débitos indevidos e o valor fica pendente até a conclusão das investigações.

3 – Não clique em links suspeitos enviados para o seu telefone ou e-mail.

4 – Não compre em sites de lojas desconhecidas. E se a loja for conhecida, confira se não há uma letra a mais no endereço.

5 – Leia reviews sobre o produto antes de fazer a compra. Procure em outros sites de busca sobre tal produto e cheque os comentários dos usuários. Boas compras!

Fonte: AcheiUSA