Está na moda tomar hormônios… mas você sabe o que acontece com os seus hormônios?

Um dos procedimentos médicos mais comuns atualmente está relacionado a tal reposição hormonal. Hormônio para emagrecer, para ter menos espinhas, para ter mais músculos, para ter a pele mais firme, para ter mais potência sexual e claro mais ânimo para viver.

Como eu sempre digo, não existe nada que possa competir com os hormônios, eles têm uma ação incrível no nosso corpo. Essa ação é sempre bem mais rápida que qualquer mudança de hábito. Aliás é assim que eles também podem ser classificados.

Vou mostrar um exemplo bem simples. Existem hormônios, como a insulina, que assim que você a injeta, os efeitos ocorrem. Injetou insulina, imediatamente as células musculares iniciam a captação de glicose do sangue, iniciam a síntese de proteína, a formação de glicogênio e gordura.

Já a testosterona, quando injetada, ingerida ou mesmo espalhada sobre a pele, terá sua ação em um tempo mais longo, dias ou semanas. Mas uma coisa é certa, os efeitos irão existir.

Acontece que nós produzimos os hormônios que precisamos. Isso acontece com todas as pessoas saudáveis. Então, se você faz um exame de dosagem hormonal e as taxas estão normais, isso quer dizer que você não precisa de hormônios.Ao contrário do que alguns médicos falam.

Alguns médicos dizem que está tudo normal e então não haverá problema em usar hormônios, e assim enganam as pessoas saudáveis. Outro ponto que é importante ser alertado é que os hormônios diminuem com a idade e isso é normal, não é falta de hormônio e não justifica tomar hormônios.

Mas o que acontece se uma pessoa que não precisa de hormônios tomar hormônios? Quando isso acontece seu corpo para de produzir hormônios.

Nosso corpo tem uma forma maravilhosa de regular a produção dos nossos hormônios. Uma parte do nosso cérebro, o hipotálamo, lê a quantidade de hormônio que está no sangue. Quando essa leitura está baixa, ele estimula a produção de mais hormônios; e quando está elevada, ele inibe a produção. Assim, ficamos sempre produzindo as dosagens corretas.

Se você coloca no seu corpo mais hormônios, o hipotálamo vai entender que tem hormônio e irá apenas inibir as suas glândulas de produzir hormônios.

O resultado disso é essa glândula poderá ter muita dificuldade em voltar a produzir hormônios normalmente. Tudo isso para dizer que quem toma hormônio sem precisar era uma pessoa saudável e depois possivelmente se tornará uma pessoa doente.

Se tudo isso ainda não te convenceu a não tomar hormônios sem necessidade, preciso contar que com a queda hormonal natural do envelhecimento, as possíveis células cancerígenas de locais onde os hormônios agem não cresceriam. Se a pessoa tomar hormônios poderão crescer.

Acredito que o maior problema está na recusa de aceitar o envelhecimento. Recusa em aceitar que a pele enruga e fica flácida, que os olhos não enxergam mais como antes. Claro que não é lindo ver rugas no rosto, mas é assim. E ter rugas não impede a felicidade.

O post Está na moda tomar hormônios… mas você sabe o que acontece com os seus hormônios? apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News