Estádios da Copa do Catar não terão bebidas alcoólicas

Divulgação

Vendas de cerveja serão feitas apenas fora das arenas antes e depois de algumas partidas

Vendas de cerveja serão feitas apenas fora das arenas antes e depois de algumas partidas

As arquibancadas do estádio da Copa do Mundo do Catar serão livres de álcool, com vendas de cerveja fora das arenas apenas antes e depois de algumas partidas, disse uma fonte da Reuters com conhecimento dos planos para o torneio de futebol.

A Copa do Mundo deste ano é a primeira a ser realizada em um país muçulmano com controles rígidos sobre o álcool, apresentando desafios para os organizadores de um evento frequentemente associado a fãs de cerveja e patrocinado por marcas globais de cerveja.

“Nos estádios, os planos ainda estão sendo finalizados, mas a discussão atual é permitir que os torcedores tomem cerveja na chegada e na saída do estádio, mas a cerveja não será servida durante a partida ou dentro do estádio”, disse a fonte à Reuters.

Houve um ponto de interrogação sobre o álcool no torneio deste ano desde que o estado do Golfo Árabe ganhou os direitos de hospedagem em 2010. Embora não seja um estado “seco” como a vizinha Arábia Saudita, consumir álcool em locais públicos é ilegal no Catar.

No entanto, os torcedores da Copa do Mundo de novembro também poderão comprar cerveja em horários restritos em certas partes da principal zona de torcedores da Fifa, no parque Al Bidda, em Doha, capital do Catar.

Um porta-voz dos organizadores, o Comitê Supremo de Entrega e Legado do Catar, disse que, juntamente com a Fifa, eles anunciarão planos sobre a disponibilidade de álcool no torneio de 28 dias “no devido tempo”.

“O álcool já está disponível em áreas designadas no Catar, como hotéis e bares, e isso não mudará em 2022. Com o objetivo de atender os fãs visitantes em 2022, o álcool estará disponível em áreas designadas adicionais durante o torneio”, disse o porta-voz.

FAMILY FRIENDLY

Embora o site da Fifa anuncie “cervejas, champanhe, vinhos selecionados por sommeliers e destilados premium” de fluxo livre nas suítes de hospitalidade VIP dos estádios, o álcool não foi vendido nos estádios em dezembro durante um evento-teste para a Copa do Mundo.

Os visitantes estão proibidos de transportar álcool para o Catar, mesmo do aeroporto duty free, e não podem fazer compras na única loja de bebidas do país, nos arredores de Doha, onde os residentes estrangeiros com autorização podem comprar para consumo doméstico.

O álcool pode ser comprado pelos visitantes do Catar em um punhado de hotéis e clubes licenciados, onde um litro de cerveja pode custar US$ 18. O preço da cerveja dentro das fan zones e próximo ao estádio ainda não foi acertado, disse a fonte.

No início deste ano, outra fonte próxima às discussões disse à Reuters que os preços do álcool serão limitados nas zonas de fãs, apontando que na Copa do Mundo de Clubes da Fifa em 2019 um litro de cerveja custava cerca de cinco libras (6,55 dólares).

Embora o documento preveja “forte demanda por bebidas internacionais”, ele diz que a principal zona de festas adjacente ao festival de torcedores da Fifa será livre de álcool, oferecendo a até 70 mil torcedores um carnaval de rua “familiar” de seis quilômetros.

Fonte: PANROTAS